Revista é criticada por paródia de logo dos Jogos de Tóquio com coronavírus

Comitê diz que o “desenho” é insensível com as pessoas afetadas pelo coronavírus e desrespeita os atletas dos Jogos de Tóquio adiados por causa da pandemia.
Paródia que mescla a forma do coronavírus com logo dos jogos de Tóquio 02
Foto: Reprodução

A revista do Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão (FCCJ na sigla em inglês) foi duramente criticada depois de mesclar o logo dos Jogos Tóquio com a imagem da forma do coronavírus. A paródia do símbolo das Olimpíadas gerou protestos do Comitê Organizador do maior evento esportivo do mundo.

“É muito decepcionante ver o emblema dos Jogos sendo distorcido e associado ao novo coronavírus, que afeta a vida humana, a vida das pessoas, a economia e nossa sociedade. O desenho está claramente usando o design do emblema olímpico. Portanto, consideramos uma violação de nossos direitos autorais garantidos por lei ao emblema olímpico de Tóquio 2020”, disse Masa Takaya, porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, em entrevista coletiva na terça-feira.

Paródia que mescla a forma do coronavírus com logo dos jogos de Tóquio
Paródia está na capa da edição de abril da revista “Number 1 Shimbun”, do FCCJ | Foto: Reprodução
Estrutura do coronavírus 2019 n CoV Foto Amanda Georgia 03
Forma do genoma do Covid-19 no Brasil ©Amanda Georgia / Edição Mundo-Nipo

A paródia foi criada por Andrew Pothecary, designer britânico sediado em Tóquio. Ela está na capa da edição de abril da revista “Number 1 Shimbun”, do FCCJ, e também na versão online da publicação. O Comitê Organizador de Tóquio negocia a retirada da imagem antes de entrar com uma ação na Justiça.

Logo Tokyo 2020 Foto Thomas Peter Reuters
Logos dos Jogos de Tóquio 2020 | Foto: Thomas Peter/Reuters

“É insensível com muitas pessoas afetadas mundo afora pela dolorosa situação do coronavírus. É especialmente insensível com atletas ao redor do mundo trabalhando para competir nos Jogos”, disse Takaya.

Mundo-Nipo (MN)
Com informações do Globo Esporte.

Total
0
Shares
Previous Article
Festival Nebuta Foto Wikimedia Commons 0957274 900x600 1

Festival de verão no Japão: Nebuta Matsuri

Next Article
Distrito comercial de Shinsekai em Osaka Kyodo compressed

Japão suspende estado de emergência em mais três províncias

Related Posts