Sumô: Hakuho perde e Kotoshogiku retoma liderança no torneio em Tóquio

Amanhã, Kotoshogiku poderá dar o primeiro título ao Japão após 10 anos de jejum.
Kotoshogiku vence Tochiozan no 14 dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo 900x550 01

O ozeki Kotoshogiku derrotou o sekiwake Tochiozan neste sábado (23), penúltimo dia do Torneio de Sumô de Ano Novo (Hatsu Basho). A vitória do japonês foi coroada com a liderança isolada após o yokozuna Hakuho, da Mongólia, perder para o ozeki Kisenosato, do Japão, na última luta do dia na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

O resultado de hoje deu a Kotoshogiku, de 32 anos, uma grande vantagem sobre o recordista de título, Hakuho, que amanhã enfrenta nada menos do que o yokozuna Harumafuji, enquanto o japonês terá pela frente o ozeki Goeido, que hoje sofreu a décima derrota no torneio após ser desclassificado por ter puxado o cabelo de seu oponente.

Para conquistar seu primeiro título da carreira, como também o primeiro do Japão após 10 anos, Kotoshogiku precisará apenas vencer, enquanto Hakuho terá que torcer para o então fora de forma Goeido derrotar seu compatriota Kotoshogiku, o que seria considerado uma “grande zebra”.

Entretanto, mesmo que Kotoshogiku seja acometido pelo infortúnio de ser superado por Goeido, o “grande campeão” Hakuho terá de vencer o habilidoso Harumafuji para então forçar uma luta extra de desempate, já que Hakuho tem agora doze vitórias contra duas derrotas, enquanto Kotoshogiku registra treze vitórias contra apenas uma derrota.

No Japão, especialistas do esporte milenar afirmam que “não há como o ozeki Kotoshogiku perder este campeonato’”, conforme noticiou hoje o jornal ‘The Japan Time’. Na publicação, o periódico diz ainda que “o japonês está na melhor forma de sua carreira, praticamente imbatível”.

A agência de notícias Kyodo destacou mais cedo os fãs do esporte nacional do Japão já estão se preparando para festejar o primeiro título de um lutador japonês na divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô) após uma década de jejum.

Há exatos 10 anos que os japoneses não conquistam um yusho (campeonato) em qualquer um dos seis torneios de sumô na divisão Makuuchi e que compõe a “Copa do Imperador”. O último japonês a faturar um yusho foi o ozeki Tochiazuma, que conseguiu o título justamente no Torneio de Sumô de Ano Novo, em janeiro 2006.

Neste torneio, Kotoshogiku se tornou o primeiro lutador na história do sumô moderno, a partir do século 19, a derrotar três yokozunas em um único basho oficial. Portanto, o Japão está depositando suas esperanças em Kotoshogiku e assim comemorar um título após 10 anos de jejum.

Vitória do sumotori brasileiro
Kaisei conseguiu finalmente vencer após sofrer cinco derrotas consecutivas. Neste décimo terceiro dia, o brasileiro derrotou o excelente Ikioi e totaliza agora dez derrotas contra quatro vitórias.

O resultado, no entanto, significa que o brasileiro terminará sua participação na edição 2016 do Hatsu Basho com um registro negativo e sofrerá rebaixamento de posto no próximo torneio.

Veja abaixo os resultados deste sábado, décimo quarto dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Hatsu Basho), que acontece até o dia 24 de janeiro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Sadanoumi (Maegashira 9) *6-8 venceu Chiyootori (Maegashira 10) *4-7-3

Amuru (Maegashira 11) *7-7 venceu Gagamaru (Maegashira 9) *7-7

Myogiryu (Maegashira 8) *7-7 venceu Takanoiwa (Maegashira 13) *9-5

Takayasu (Maegashira 8) *10-4 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *7-7

Tamawashi (Maegashira 7) *5-9 venceu Homarefuji (Maegashira 15) *4-10

Kagayaki (Maegashira 16) *3-11 venceu Tokushoryu (Maegashira 6 *3-11

Shodai (Maegashira 12) *9-5 venceu Okinoumi (Maegashira 6) *9-5

Sokokurai (Maegashira 5) *7-7 venceu Chiyotairyu (Maegashira 12) *8-6

Kyokushuho (Maegashira 4) *6-8 venceu Toyohibiki (Maegashira 14) *8-6

Takekaze (Maegashira 13) *10-4 venceu Kotoyuki (Maegashira 4) *8-6

Aoiyama (Maegashira 2) *6-8 venceu Mitakeumi (Maegashira 10) *5-7-2

Shohozan (Maegashira 1) *5-9 venceu Ichinojo (Maegashira 3) *2-12

Kaisei (Maegashira 3) *4-10 venceu Ikioi (Komusubi) *4-10

Aminishiki (Maegashira 1) *6-7-1 Tochinoshin (Komusubi) *6-8

Toyonoshima (Maegashira 7) *12-2 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *7-7

Kotoshogiku (Ozeki) *13-1 venceu Tochiozan (Sekiwake) *6-8

Takarafuji (Maegashira 2) *8-6 venceu Goeido (Ozeki) *4-10

Kakuryu (Yokozuna) *10-4 venceu Harumafuji (Yokozuna) *11-3

Kisenosato (Ozeki) *8-6 venceu Hakuho (Yokozuna) *12-2

Significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Clipart Images A0608 900x550 22 01 2016

Dólar segue exterior e fecha em queda após bater recorde na véspera

Next Article
Kotoshogiku conquista o torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo 900x600

Após uma década, Japão finalmente conquista um torneio de sumô

Related Posts