Sumô: Brasileiro se torna 1º latino-americano a atingir alto posto no Japão

Kaisei irá figurar como “Komusubi do Leste” na edição 2016 do Grande Torneio de Sumô de Verão, que começa em 8 de maio…
Kaisei Foto Asahi Images AA 900x600 25 04 2016
Kaisei | Foto: Asahi Images

O brasileiro Kaisei (Ricardo Sugano, nome de batismo) se tornou o primeiro lutador latino-americano da história do sumô a atingir o “Sanyaku”, ou seja, ele agora faz parte do quadro de lutadores graduados em postos de alto escalão da primeira divisão do sumô (Makuuchi), informou nesta segunda-feira (25) a Associação japonesa do Sumô (Nihon Sumo Kyokai).

De acordo com a nova lista “Banzuke” (ranking), Kaisei irá figurar como “Komusubi do Leste” na edição 2016 do Grande Torneio de Sumô de Verão (Natsu Basho), que começa em 8 de maio na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio, e vai até o dia 22 do mesmo mês.

O ranking Sanyaku tem como base quatro graduações, que são Komusubi, Sekiwake, Ozeki e o seletíssimo posto de Yokozuna. Os demais lutadores na divisão Makuuchi são classificados em uma espécie de ranking, denominado Maegashira, que compreende cerca de 30 lutadores ocupando postos a partir da 16ª a 1ª posição. A quantidade de maegashira em um torneio, no entanto, depende do número de lutadores graduados no Sanyaku.

Todas as posições no ranking dos Maegashira são em pares, não podendo ultrapassar de dois, e diferenciadas por lutadores do leste e oeste, o que indica o lado que cada um dos lutadores pertence e deve se posicionar no dohyu (ringue/arena) para lutar.

Já o ranking Sanyaku, que também é diferenciado pelo leste e oeste, pode ter mais de dois lutadores numa mesma posição, como, por exemplo, quatro lutadores ocupam o posto de Ozeki, enquanto três figuram na graduação máxima do sumô, ou seja, na de yokozuna – único posto em que um lutador jamais será rebaixado.

A promoção do brasileiro é devido ao excelente resultado obtido no Grande Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho), que ocorreu em março na cidade Osaka. Kaisei encerrou sua participação na competição com o excelente registro de onze vitórias e apenas quatro derrotas.

Nascido em 1986 na cidade de São Paulo, Kaisei foi para o Japão, terra de seus ancestrais, em 2006, onde chegou pesando cerca de 140 quilos. Atualmente, Kaisei pesa 196 quilos e mede 1,94m de altura, de acordo com os dados disponibilizados no site oficial da Nihon Sumo Kyokai.

Ricardo, que é conhecido no mundo do sumô pelo codinome de Kaisei Ichiro, entrou para o sumô no mesmo ano em que chegou ao Japão, em 2006. Quatro anos depois ele já estava na Juryu (2ª divisão do sumô), divisão em que foi campeão no mesmo ano de estreia, em 2010. Seu excelente desempenho o levou à seleta divisão Makuuchi já em 2011, onde chamou a atenção da mídia japonesa ao conseguir nove vitórias consecutivas logo em seu primeiro torneio na Makuuchi.

Além de ser o primeiro lutador latino-americano a entrar para a primeira divisão do sumô no Japão, Ricardo faz história ao alcançar o posto de Komusubi. A torcida agora é para que ele faça um bom torneio e assim manter sua posição ou até, quem sabe, subir ainda mais de posto nesse esporte milenar e repleto de tradições.

Kaisei terá o japonês Okinoumi como companheiro de posto. No torneio passado, o brasileiro atuou como 7º entre os Maegashira, enquanto Okinoumi estava ranqueado como Maegashira número dois. O japonês, contudo, teve uma participação discreta no torneio em março, no qual encerrou com um registro de oito vitórias contra sete derrotas.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Terremoto de 4.2 em Aichi 25 04 2016 Foto reproducao JMA

Terremoto de magnitude 4,2 abala várias províncias no centro do Japão

Next Article
Novo logo das Olimpiadas de Toquio 2020 Foto Divulgacao Tokyo 2020 02

Japão revela novo logo das Olimpíadas de Tóquio 2020

Related Posts