Equipe norte-coreana de futebol chega ao Japão como “exceção”

A concessão do visto para as atletas é considerado uma “exceção” à proibição da entrada de norte-coreanos no território japonês.
Selecao de futebol feminino da Coreia do Norte chega no Japao Foto Kyodo

A Seleção de futebol feminino da Coreia do Norte chegou ao Japão na quinta-feira (25) para disputar um torneio em Tóquio, válido como qualificação para as Olimpíadas Rio 2016.

A concessão do visto para as atletas é considerado uma “exceção” à proibição da entrada de norte-coreanos no território japonês, com apenas algumas ressalvas. Essa proibição faz parte das novas sanções impostas pelo governo japonês à Coreia do Norte, como resposta ao lançamento de um foguete no mês passado, no qual o governo do ditador Kim Jong-un afirma que serviu para por em órbita um satélite, contrariando Tóquio e a comunidade internacional, que consideram o lançamento um teste encoberto de mísseis balísticos.

Vestindo casacos vermelhos e com mochilas azul e rosa, as atletas chegaram ao Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, via Pequim, onde a Embaixada do Japão concedeu o visto à delegação norte-coreana, que é formada por 30 pessoas, que inclui jogadoras e equipe técnica.

No aeroporto de Kansai, um representante da Associação Geral Pyongyang de Residentes Coreanos no Japão (Chongryon), expressou esperanças de que o esporte ajude a melhorar os laços entre os dois países, que não têm relações diplomáticas.

Na última terça-feira, o chefe e porta-voz do gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse em entrevista coletiva que o Japão permitiria a entrada da delegação esportiva norte-coreana “como uma exceção”. Suga citou que seu país compartilha com a opinião da comunidade esportiva internacional, “da qual se baseia na crença de que atletas não devem ser discriminados por sua nacionalidade”.

A disputa por uma qualificação no Pré-Olímpico, que começa no dia 29, em Osaka, contará com as equipes de futebol feminino da China, Coreia do Sul, Vietnã e Austrália, além de Coreia do Norte e Japão.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Pessoas em Toquio Foto Stockvaault 900x600 26 02 2016

População do Japão tem queda de quase um milhão em 5 anos

Next Article
Dolar Foto Aflo Images 900x550 07 01 2016

Dólar sobe e encosta em R$ 4, mas fecha semana em queda

Related Posts