Designer japonês nega plágio em logotipo da Olimpíada de Tóquio 2020

Criado por Kenjiro Sano, o logotipo de Tóquio 2020 é muito parecido com o do Teatro de Liège, na Bélgica, do designer Olivier Debie.

Do Mundo-Nipo

Kenjiro Sano, criador do polêmico emblema da Olimpíada de 2020 de Tóquio, negou nesta sexta-feira (31) que plagiou o emblema do Teatro de Liège, na Bélgica, afirmando que “jamais tinha visto outro logotipo semente à sua criação”, depois que seu colega belga ameaçou entrar com uma ação legal.

A questão de o emblema de Tóquio ser muito parecido ao do Teatro de Liège surgiu nas mídias sociais no início desta semana, depois que o designer belga, Olivier Debie, chamou atenção para o fato, o que gerou polêmica e fez com que muitos exigissem uma explicação.

Na quinta-feira (30), Debie disse estar atônito com a semelhança e que a forma das letras é quase idêntica. “Depois de ver isso [o emblema de Tóquio 2020], tive dificuldade de imaginar que os artistas gráficos que trabalharam nele nunca tivessem visto meu logotipo”, afirmou Debie, acrescentando que ele e o teatro estão consultando advogados.

Em resposta, o designer Kenjiro Sano reagiu dizendo que seu objetivo foi criar um desenho tipicamente japonês – o emblema Olímpico é uma adaptação da letra T que inclui um círculo vermelho espelhando a bandeira japonesa, localizado na ponta superior direita da letra.

“Eu não tinha absolutamente nenhum conhecimento prévio do desenho em questão, e certamente não me referi a ele quando criei o meu desenho”, disse Sano em comunicado.

Fonte: Agência Reuters | ESPN News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Revelação de que EUA espionaram Japão coloca Abe em posição difícil

Next Article

Capela em Hiroshima pode levar prêmio de melhor arquitetura do mundo em 2015

Related Posts