Grupo protesta contra construção de novo Estádio Olímpico em Tóquio

Manifestantes disseram que o custo das obras são “extremamente alto e desnecessário”.

Do Mundo-Nipo com agências

Um grupo de 500 pessoas protestou em Tóquio contra o projeto de derrubar o antigo Estádio Nacional e substituí-lo por um mais moderno para abrigar as Olimpíada de 2020 na capital do Japão. Segundo os manifestantes, o projeto do novo estádio é “muito grande” e o custo das obras são “extremamente alto e desnecessário”.

 

(Imagem: Comitê Olímpico Internacional)
Computação holográfica mostra como ficará o novo Estádio Olímpico de Tóquio (Imagem: Comitê Olímpico Internacional)

 

“Os organizadores dos Jogos Olímpicos precisam reconsiderar seus planos e fazer do público um agente com poder de decisão no processo”, afirmou Kazuhisa Oriyama, um dos líderes do protesto que aconteceu no sábado (5).

Pessoas seguravam cartazes com os dizeres “queremos uma Olimpíada compacta e econômica” e “cancelem os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio”.


saiba mais


Confira como ficará o novo Estádio Nacional de Tóquio


Tóquio se despede de seu primeiro estádio Olímpico


Com capacidade para 48 mil pessoas sentadas, o Estádio Nacional será substituído por um para 80 mil assentos, com um design considerado futurista. A demolição está prevista para acontecer ainda este mês, segundo o Conselho de Esportes do Japão. O órgão governamental inicialmente pretendia gastar US$ 3 bilhões com os Jogos, mas recuou para uma estimativa ainda alta de US$ 1,7 bilhão.

Quem também já se manifestou em oposição à obra foram arquitetos japoneses, contrários ao design, à dimensão e aos custos programados para o novo estádio que dizem ter o desenho de um capacete de ciclismo. O projeto foi feito pela arquiteta britânico-iraquiana Zaha Hadid.

“O novo estádio é desproporcional e uma violação, levando-se em conta que o foco é uma Olimpíada que se preocupa em não exagerar nos gastos”, disse a arquiteta Karen Severns, que participou da manifestação. O estádio atual foi utilizado na Olimpíada em Tóquio em 1964, além de ter sido palco entre 1980 e 2001 do antigo jogo que definia o campeão mundial interclubes, entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões da Europa.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Cartas de Pokémon TCG viram brinde no McDonald’s do Japão

Next Article

Japão nomeia primeiras mulheres como chefes de departamento em ministérios

Related Posts