Moradores de Fukushima criticam chefe do Comitê Olímpico de Tóquio

Os moradores evacuados de Fukushima reclamaram que a declaração de Takeda não mostraram que a situação em Fukushima é grave.

Do Mundo-Nipo

Guardas de trânsito para veículos  em um posto de controle na cidade de Tomioka, província de Fukushima,  perto da central nuclear de Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)
Guardas de trânsito para veículos em um posto de controle na cidade de Tomioka, província de Fukushima, perto da central nuclear de Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)

Moradores de Fukushima reagiram com indignação contra as declarações feitas pelo chefe de candidatura de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos de 2020.

Na quarta-feira (04), o presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, declarou a imprensa, em Buenos Aires, que Tóquio é segura por estar longe da usina nuclear Fukushima Daiichi.

“Tóquio é muito segura. A água, frutos do mar e também a radiação são absolutamente seguras, uma vez que a capital japonesa está a 250 quilômetros de distância de Fukushima”, disse Takeda.

Os moradores evacuados de Fukushima reclamaram que a declaração de Takeda não mostra que a situação em Fukushima é grave.

Referindo-se ao vazamento massivo da água radioativa na usina, uma dona de casa de 37 anos – evacuada de Fukushima para Tóquio – ligou para o governo, instado-o a agir rapidamente para resolver o problema da usina ao invés de focar na candidatura olímpica de Tóquio.

O Comitê Olímpico Internacional escolherá a sede dos Jogos de Verão 2020 em uma votação no sábado (07), na Argentina, em um momento em que a situação em Fukushima está cada vez mais grave.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Futebol: Japão derrota Guatemala por 3 a 0 em Osaka

Next Article

Autoridade de Regulação Nuclear do Japão critica informações fornecidas pela Tepco

Related Posts