Olimpíadas de Inverno de Sochi inicia em meio a clima de tensão

O clima em Sochi tem estado tenso após as ameaças de ataques feitas por militantes islâmicos.

Do Mundo-Nipo

A abertura oficial da 22ª. Olimpíadas de Inverno tem início nesta sexta-feira (7), na cidade de Sochi, na Rússia. O clima do balneário no Mar Negro tem estado tenso após as ameaças de ataques feitas por militantes islâmicos. O governo russo mobilizou cerca de 40 mil soldados e policiais para agir em caso de alguma emergência.

Shinji Hyodo, chefe da Divisão para a América, Europa e Rússia do Instituto Japonês de Estudos Relacionados à Defesa, explicou à Rede de TV NHK sobre o que a Rússia está tentando fazer para conseguir êxito nos jogos.

Quando perguntado sobre o que há por trás para a Rússia realizar os Jogos Olímpicos dentro destas condições tão severas de segurança, Shinji Hyodo disse o seguinte: “A cidade de Sochi está situada na região norte do Cáucaso, onde tradicionalmente atuam os militantes islâmicos. A cidade sofreu repetidos ataques terroristas por parte de muçulmanos radicais. O presidente Vladimir Putin escolheu deliberadamente esta cidade politicamente instável para consolidar sua posição em toda a região e trazer estabilidade ao local. Penso que Putin fez uma grande aposta em Sochi”.

Quanto a questão sobre Putin decidir escolher Sochi como o local da realização da Olimpíada, apesar desses riscos, Shinji Hyodo disse que a economia da Rússia está em recessão. O país estava gozando um alto crescimento com o aumento das exportações de gás natural e outros recursos naturais. No entanto, nestes últimos anos, a taxa de crescimento caiu para menos de dois por cento. A diferença entre os ricos e pobres e a disparidade econômica regional permanecem altas.

“Em termos políticos, as taxas de aprovação de Putin têm caído para cerca de 30%. Os ventos estão soprando contra ele”, destacou Hyodo, acrescentando que Putin está depositando suas esperanças nos Jogos Olímpicos, acreditando que eles trarão avanços e aumentarão o prestígio nacional.

De fato, a Rússia estará sendo anfitriã de muitos outros eventos internacionais após os Jogos Olímpicos de Inverno. O encontro do Grupo dos Oito será realizado em junho, em Sochi. A cidade também realizará uma corrida de carros, o Grande Prêmio da Fórmula 1, neste ano. Em 2018, a Copa do Mundo de Futebol da FIFA também terá lugar na Rússia, detalhou a NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ásia supera o resto do mundo em gasto militar, diz estudo

Next Article

‘Sonic Boom’ para 3DS e Wii U será lançado com série animada e novos brinquedos

Related Posts