Japão conquista primeira medalha no Mundial de luta olímpica

Eri Tosaka venceu a final da categoria 48 kg para dar ao Japão a primeira medalha no Mundial.

Do Mundo-Nipo

Eri Tosaka leva ouro no Mundial de luta olímpica em Budapeste (Foto: Kyodo)
Após a vitória, Eri Tosaka disse que lutou com o objetivo de ser “campeã” em Budapeste (Foto: Kyodo)

Eri Tosaka deu ao Japão sua primeira medalha no Mundial de luta olímpica em Budapeste. A japonesa venceu a final da categoria 48 kg do estilo livre feminino, dando ao Japão a tão esperada medalha, e de ouro, no terceiro dia do Mundial.

Tosaka, de 20 anos, derrotou a venezuelana Mayelis Caripa Castillo com queda técnica em apenas 1 minuto e 44 segundos para pegar seu primeiro ouro e apagar a decepção de ter perdido a final no mundial do ano passado.

O Mundial de luta olímpica em Budapeste é o primeiro com as novas regras que segue como parte das reformas que ajudaram o esporte a recuperar seu lugar nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024.

O Japão foi um dos países que mais reclamaram quando o esporte foi retirado das Olimpíadas. Atletas e dirigentesrealizaram campanhas para o retorno da categoria, portanto, era de se esperar um grande desempenho da equipe japonesa. Mas, até a terça-feira (20), segundo dia da competição tão esperada, nada de medalhas para os japoneses.

No dia de abertura, Yasuhiro Inaba, medalhista de bronze no último mundial, e outros dois japoneses em ação, ficaram de mãos vazias. No segundo dia de competição foi a vez de Shogo Maeda, uma das maiores esperanças de medalha para o Japão, que também saiu de mãos abanando após ter sofrido uma lesão que o fez se retirar na terceira rodada da categoria 60 kg do estilo livre masculino.

Entretanto, na quarta-feira (18), estreia da equipe feminina, a jovem Tosaka se redimiu do ouro perdido no ano passado para dar a primeira medalha ao seu país.

“Eu estava tão desapontada com a prata no ano passado que lutei com o objetivo de me tornar uma campeã neste mundial. Fico feliz com esse resultado”, disse Tosaka na coletiva após a vitória.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Ativos financeiros das famílias japonesas cresceram 5% em junho

Next Article

Taxas consulares deixarão de ser pagas dentro do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio

Related Posts