Kakuryu é oficialmente promovido à yokozuna

Kakuryu é o 4º lutador nascido na Mongólia e 6º estrangeiro a conseguir alcançar o dificílimo posto de yokozuna.

Do Mundo-Nipo

A Associação Japonesa de Sumô (JSA, na sigla em inglês) anunciou que o ozeki Kakuryu, da Mongólia, foi oficialmente promovido ao posto mais alto do sumô, tornando-se assim o 71º yokozuna da história do esporte milenar.

 

Kakuryu é promovido a yokozuna (Foto: Kyodo)
A cerimônia aconteceu no Santuário Meiji, em Tóquio, onde Kakuryu foi apresentado aos espíritos consagrados do Imperador Meiji e sua consorte (Foto: Kyodo)

 

Sua promoção foi confirmada após os rankings para o Torneio Verão terem sido decididos. Em decisão unânime, o conselho executivo da JSA anunciou que Kakuryu, cujo nome de nascimento é Mangaljalav Anand, é o primeiro a atingir a maior graduação do sumô desde Harumafuji, também da Mongólia, no Torneio de Outono de 2012.

A cerimônia aconteceu no Santuário Meiji, em Tóquio, na tarde da última sexta-feira. A tradição do esporte milenar manda que todos os novos yokozuna se dirijam ao santuário mais famoso da capital japonesa para serem apresentados aos espíritos consagrados do Imperador Meiji e sua consorte.

“Estou determinado a concentrar todos os meus esforços para treinar ainda mais duro e ter a certeza de dar todas as minhas forças para não profanar a honrada posição de yokozuna”, disse Kakuryu na cerimônia realizada no Templo Hoganji, em Osaka.

Kakuryu, de 28 anos, é o quarto lutador nascido na Mongólia e sexto estrangeiro a conseguir alcançar o dificílimo posto de yokozuna. Desde o início dos anos de 1700, apenas 71 lutadores conseguiram alcançar a graduação máxima do esporte que é estimado existir a mais de 2 mil anos.

O posto de yokozuna não foi registrado até 1890. A primeira lista de yokozuna (com 17 nomes no total) foi compilada pela 12º yokozuna, Jinmaku Kyugoro, em 1900, mas não foi considerado como oficial até 1926, quando foi publicado pela então recém-formada Associação Japonesa do Sumô (Nihon Sumo Kyokai) , e atualizado para 31 nomes. Desde então, mais 40 yokozuna foram promovidos.

(Do Mundo-Nipo com informações da Nihon Sumo Kyokai)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Aeroporto de Haneda é o 6º melhor do mundo em 2014

Next Article

Dólar fecha em queda ante o real após recuo mensal de 3,22%

Related Posts