Resultados do 2º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Os dois yokozuna e o ozeki Kisenosato seguem invictos, enquanto o brasileiro caiu para a segunda derrota.

Do Mundo-Nipo

O segundo dia do Torneio de Kyushu não teve muitas surpresas. Nesta segunda-feira (11), os yokozuna Hakuho e Harumafuji derrotaram sem problemas seus adversários, enquanto o ozeki Kisenosato segue firme em seu propósito de promoção ao posto mais alto do sumô.

 

Hakuho vs Aminishiki no 2º dia do Torneio de Kyushu 2013 (Foto: Kyodo)
O campeão Hakuho derrotou o maegashira número um, Aminishiki, na penúltima luta do dia (Foto: Kyodo)

 

Na luta final do dia no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, Harumafuji inseriu uma vitória moralizadora sobre o excelente Myogiryu. Depois de evitar um ataque logo no início do combate, o yokozuna habilmente conduziu o primeiro entre os maegashira até os limites do anel para, em seguida, puxá-lo pela nuca, o que fez com que o maegashira caísse de joelhos no centro do anel e aos seus pés. Harumafuji segue invicto com duas vitórias, enquanto Myogiryu caiu para sua segunda derrota.

O campeão Hakuho expulsou do dohyo (ringue) o maegashira número um, Aminishiki, na penúltima luta do dia, melhorando sua participação em Fukuoka para 2-0, enquanto o experiente Aminishiki caiu para 1-1.

Considerado favorito absoluto para conquistar o torneio, Hakuho segue firme em seu objetivo de ser o melhor yokozuna de todos os tempos. Com 27 títulos na carreira, o yokozuna precisa apenas de mais seis para sagrar-se como o maior vencedor na era moderna do sumô.

Kisenosato conquistou sua segunda vitória após conduzir – com surpreendente calma – o sekiwake Tochiozan (1-1) para fora do anel. O ozeki, que teve uma participação mediana no último torneio, está buscando conquistar o título em Fukuoka para forçar os membros da Associação Japonesa de Sumô a reabrirem a discussão sobre sua promoção a yokozuna.

Já o outro ozeki do Japão, Kotoshogiku, conseguiu a primeira vitória após derrotar o komusubi Shohozan (0-2). A vitória, no entanto, pode ter chegado com um preço pesado. Depois de empurrar o komusubi, Kotoshogiku também caiu do dohyo e machucou o ombro direito. Ele passou por exames em um hospital local e terá de lutar as 13 lutas restantes com o ombro contundido.

O ozeki Kotooshu também se recuperou de uma perda no dia de abertura do torneio após derrotar Kyokutenho (0-2), maegashira número dois. O búlgaro precisa terminar o torneio com um registro positivo, alcançando um mínimo de oito vitórias, para manter seu posto de ozeki, já que no torneio passado teve de se retirar prematuramente da competição devido a uma contusão.

Kakuryu foi o único ozeki que sofreu derrota neste segundo dia. O mongol foi superado pelo komusubi Okinoumi. Ambos registram uma vitória contra uma derrota.

Embalado pela participação convincente no Torneio de Outono, em setembro, quando foi premiado por “melhor desempenho” após registrar onze vitórias, sendo uma delas sobre Hakuho, Goeido parece que irá repetir a dose em Fukuoka. O sekiwake conseguiu nesta segunda uma fácil vitória sobre o experiente Toyonoshima (1-1), segundo entre os maegashira. Se continuar neste ritmo, é certo que consiga uma promoção ao posto de ozeki.

O segundo dia de competição em Fukuoka também não foi bom para o brasileiro, que sofreu a segunda derrota. Kaisei foi superado por Chiyotairyu, sexto no ranking dos maegashira, que conseguiu a segunda vitória para seguir invicto ao lado de mais nove lutadores.

O brasileiro, por sua vez, precisa aproveitar os combates iniciais para acumular vitórias, já que a partir da metade do torneio começará a fase onde terá de enfrentar lutadores melhores graduados, de komusubi a ozeki e, dependendo de seu registro, possivelmente irá encarar um  ou até os dois yokozuna.

 

Confira os resultados desta segunda-feira (11), 2º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Shotenro     2-0  tsukidashi   +Takanoiwa   1-1
 Tamaasuka    1-1  yorikiri     Osunaarashi  0-2
 Yoshikaze    1-1  katasukashi  Tokushoryu   1-1
 Kyokushuho   1-1  shitatenage  Gagamaru     1-1
 Masunoyama   2-0  sukuinage    Fujiazuma    1-1
 Tamawashi    1-1  hatakikomi   Jokoryu      0-2
 Kotoyuki     2-0  hikiotoshi   Sadanofuji   0-2
 Tokitenku    1-1  tsukiotoshi  Kitataiki    1-1
 Toyohibiki   2-0  tsukiotoshi  Tenkaiho     0-2
 Takarafuji   2-0  yoritaoshi   Endo         0-2
 Ikioi        1-1  oshidashi    Aoiyama      1-1
 Chiyotairyu  2-0  yorikiri     Kaisei       0-2
 Tochinowaka  1-1  yorikiri     Takayasu     0-2
 Takekaze     1-1  oshidashi    Homasho      1-1
 Goeido       2-0  hatakikomi   Toyonoshima  1-1
 Kisenosato   2-0  oshidashi    Tochiozan    1-1
 Kotooshu     1-1  yorikiri     Kyokutenho   0-2
 Okinoumi     1-1  oshidashi    Kakuryu      1-1
 Kotoshogiku  1-1  oshidashi    Shohozan     0-2
 Hakuho       2-0  oshidashi    Aminishiki   1-1
 Harumafuji   2-0  hatakikomi   Myogiryu     0-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Vendas de veículos japoneses na China aumentam 80% em outubro

Next Article

Produtores de arroz do Japão criam empresa inter-provincial

Related Posts