Resultados do 7º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Hakuho venceu mais uma e permanece como único invicto. O grupo de vice-líderes, que inclui o brasileiro Kaisei, também venceu neste sábado.

Hakuho vence mais uma e fica próximo de atingir o recorde 40 vitórias consecutivas

O brasileiro Kaisei, o ozeki Kotooshu e o yokozuna Harumafuji também venceram e permanecem na vice-liderança.


Do Mundo-Nipo

Hakuho atropelou Chiyotairyu no 7º dia do Torneio de Nagoya  2013 (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)
Hakuho atropelou Chiyotairyu no 7º dia do Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)

O atual campeão Hakuho manteve a invencibilidade e a liderança isolada neste sábado (13), enquanto os três do grupo de vice-líderes, agora formado pelo brasileiro Kaisei, o ozeki Kotooshu e o yokozuna Harumafuji, venceram suas lutas e seguem com uma derrota de desvantagem atrás do líder. Já o ozeki Kotoshogiku, sofreu a segunda derrota em Nagoya.

Logo na partida, Hakuho atingiu o maegashira nº 3 Chiyotairyu (5-2) com tanta força que não precisou fazer mais nada para sair vitorioso. O encontrão foi tão forte que o barulho do estrondo ecoou pelo Ginásio de Nagoya. Após ser atingido pelo yokozuna, Chiyotairyu, que parecia ter sido atropelado por um trem, simplesmente deslizou para os pés do campeão.

Hakuho agora está a apenas três vitórias de atingir o recorde de 40 vitórias ininterruptas, além de aproximar-se de conquistar três torneios consecutivos e, se manter o impressionante ritmo, poderá alcançar o incrível feito de três torneios impecáveis, com registros perfeitos de 15-0.

O ozeki Kisenosato perdeu sua terceira luta e qualquer chance de uma promoção a yokozuna depois de ser derrotado pelo sekiwake Goeido, que explodiu para cima de Kisenosato logo na partida para, em seguida, conduzi-lo habilmente para fora do anel. Agora, com tem três derrotas, sua chance de promoção foi totalmente eliminada.

Para chegar ao posto máximo de yokozuna, geralmente é preciso conquistar dois torneios seguidos ou manter uma sequência de torneios com bons desempenhos e um auto número de vitória, algo em torno de no mínimo 13-2 por torneio, para depois ser decidido pelo concelho da Associação japonesa de Sumô, se o ozeki é merecedor da alta promoção. Embora Kisenosato estivesse dentro do perfil, com resultados excelentes em todos os torneios deste ano, ele demonstrou em Nagoya que ainda não está preparado para figurar no posto mais alto do sumô, uma graduação fixa, que ao atingi-la, jamais será rebaixado.

“Espero que essa luta tenha sido uma oportunidade para começar a fazer o meu melhor”, disse Goeido após a vitória sobre Kisenosato. O sekiwake, que é um excelente lutador, não está realizando um bom torneio em Nagoya. Até o momento, Goeido saiu vencedor em apenas dois combates, e periga perder o posto caso não consiga atingir o mínimo de oito vitórias.

Em um combate que pareceu extremamente desigual, Harumafuji sobrou na vitória sobre o maegashira nº 4 Kyokutenho, que até tentou desvencilhar-se do domínio do yokozuna quando estava sendo fortemente conduzido para fora do anel, mas acabou ficando em desvantagem novamente e foi seguro “por trás” para ser humilhantemente expulso do anel. O recém graduado a yokozuna tem agora seis vitórias, incluindo quatro consecutivas desde a sua derrota para o maegashira Takayasu, em 9 de julho.  Harumafuji tem demonstrado em suas últimas vitórias o motivo pelo qual foi promovido ao posto máximo de sumô. Embora ainda tenha a desvantagem de uma derrota, Harumafuji pode conseguir revertê-la no confronto final com Hakuho, porém, para tanto, ele terá que manter o formidável desempenho que tem exibido desde a sua última derrota.

O ozeki Kotooshu também alcançou a sexta vitória em Nagoya depois de superar o experiente Aminishiki (2-5). O búlgaro, que foi implacável contra o maegashira nº 3, conseguiu um ótimo ataque após conseguir segurar firmemente o sinto, pela parte de trás, para depois lançar violentamente o excelente Aminishiki para fora do anel, que caiu estatelado ao chão, próximo ao limite do ringue, por pouco não caiu em cima do público. Apesar de ter perdido uma luta, no dia 12 de julho, Kotooshu merece crédito por sua constância na primeira semana de confrontos em Nagoya. Será interessante ver o búlgaro manter o ritmo até resto do torneio, uma vez que ele tem sido altamente instável da metade em diante dos torneios.

Em uma cena que parecia um replay da derrota anterior, o ozeki Kotoshogiku (5-2) caiu no mesmo truque, quando na partida saltou em cima do sekiwake Myogiryu (3-4), que apenas saiu de sua frente, deixando o ozeki voar sozinho para fora do ringue e cair próximo aos assentos do público. Foi uma estratégia inteligente de Myogiryu e Kotoshogiku claramente não estava esperando que ele fizesse o mesmo movimento que no dia anterior Aminishiki havia usado para vencê-lo. A derrota minou as esperança do ozeki de conquistar o título em Nagoya, porém, pôs fim a sequência de três derrotas para Myogiryu, que está lutando com uma séria lesão em um dos ombros.

Kakuryu dominou o maegashira nº 1 Takekaze (1-6), mantendo-o distante de seu cinto e usando uma chave de braço que, combinada a uma pressão na parte de trás do pescoço, rodopiou o maegashira top antes de jogá-lo ao chão. O ozeki da Mongólia já tem duas derrotas, sofridas para Takayasu e Tochiozan, o que é lamentável, porque em sua melhor forma, ele é um dos poucos lutadores na atualidade que podem fazer frente e até vencer Hakuho.

Em um duelo entre komosubi, Shohozan (2-5) levou a melhor contra o companheiro Tokitenku (1-6). Considerado uma das principais promessas no esporte, até que Shohozan saiu-se bem em sua primeira semana de combates, porque, embora tenha alcançado apenas duas vitórias, suas lutas foram todas contra adversários mais difíceis, lutadores de alto escalão.

Kaisei, que luta em Nagoya no posto de maegashira nº 12, tem sido uma das sensações do torneio. A derrota de ontem não abalou o brasileiro, pareceu até que lhe deu mais determinação. Kaisei conseguiu defender-se dos fortes ataques do maegashira nº 8 Toyohibiki,  que, logo de inicio, conseguiu uma posição de ataque, pressionando fortemente o pescoço do brasileiro, conduzindo-o até o limite do anel. Mas, com grande espírito de luta e forte determinação, Kaisei, que já estava com um dos pés na borda e desiquilibrado, pronto para ser jogado para fora do anel, conseguiu inverter a posição e, numa reviravolta surpreendente, passou a dominar Toyohibiki, que não teve chances contra a pressão dos fortes braços de Kaisei, que o conduziu, com extrema calma, para fora do ringue, alcançando, assim, a sexta vitória no torneio.

A vitória mantêm Kaisei no grupo dos vice-líderes, composto por apenas três lutadores, que inclui o yokozuna Harumafuji.

 

Confira os resultados deste sábado (13), 7º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Takanoiwa   5-2  yorikiri        Tokushoryu   3-4
 Masunoyama   3-4  yorikiri        Tamaasuka    3-4
 Shotenro     5-2  yorikiri        Jokoryu      3-4
 Kotoyuki     5-2  oshidashi       Sokokurai    3-4
 Wakanosato   4-3  sukuinage       Daido        0-7
 Tamawashi    3-4  yorikiri        Sadanofuji   3-4
 Kaisei       6-1  yorikiri        Toyohibiki   4-3
 Aran         3-4  yoritaoshi      Takarafuji   3-4
 Aoiyama      5-2  oshidashi       Okinoumi     4-3
 Toyonoshima  4-3  yorikiri        Yoshikaze    4-3
 Kitataiki    4-3  yoritaoshi      Ikioi        3-4
 Gagamaru     1-6  oshidashi       Fujiazuma    1-6
 Tochiozan    4-3  uwatenage       Takayasu     4-3
 Shohozan     2-5  tsukidashi      Tokitenku    1-6
 Myogiryu     3-4  tsukiotoshi     Kotoshogiku  5-2
 Goeido       2-5  yorikiri        Kisenosato   4-3
 Kotooshu     6-1  uwatedashinage  Aminishiki   2-5
 Kakuryu      5-2  katasukashi     Takekaze     1-6
 Harumafuji   6-1  okuridashi      Kyokutenho   3-4
 HAKUHO       7-0  uwatedashinage  Chiyotairyu  5-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Smartphones forçam indústria dos games a mudar estratégia

Next Article

Fornecedoras de energia do Japão oferecem serviços gratuitos para economia de energia

Related Posts