Resultados do 4º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Os yokozuna Hakuho e Harumafuji venceram, enquanto Kakuryu foi derrotado pela estrela em ascensão Endo. Já o brasileiro demoliu Shohozan.

Do Mundo-Nipo

O recém-promovido a yokozuna, Kakuryu, sofreu sua primeira derrota nesta quarta-feira (14). Seu algoz foi nada menos do que a estrela em ascensão Endo. Já os outros dois yokozuna, Hakuho e Harumafuji, ratificaram o favoritismo ao derrotar seus oponentes com facilidade, enquanto o brasileiro Kaisei conquistou sua terceira vitória de forma arrasadora, confirmando que está em ótima forma no Grande Torneio de Sumô de Verão, que está sendo realizado na arena do Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Endo derrota Kakuryu no 4º dia do Torneio de Sumô de Verão 2014 (Foto: AJW)
A vitória reforçou as credenciais de Endo como um dos lutadores japoneses mais promissores do esporte (Foto: AJW)

 

Endo, de 23 anos, aproveitou um face-off superior para conduzir o mongol ao redor de quase toda a circunferência do anel. Kakuryu desesperadamente tentou recuperar com um lance e braço, mas Endo manteve o equilíbrio e enviou o grande campeão para fora do dohyo (ringue). Kakuryu desabou de costas em cima dos juízes para o deleite da plateia de torcedores japoneses presentes no Ryogoku Kokugikan.

Endo tem impressionado desde a sua estreia na seleta divisão Makuuchi, em setembro de 2013. A vitória reforçou suas credenciais como um dos lutadores japoneses mais promissores do esporte.

“Eu apenas me foquei em fazer um bom face-off, deixando o resto para ser decidido durante o combate”, disse o maegashira de número 4, que melhorou sua participação para 3-1. “Fiquei emocionado por ter conseguido a vitória”, acrescentou.

Kakuryu, que se tornou o 71º yokozuna em março, caiu para 3-1 e se junta ao grupo de vice-líderes.

Em outras lutas principais, o yokozuna Harumafuji, que busca se recuperar da derrota prematura sofrida no primeiro dia do torneio, foi implacável ao derrotar o experiente Kyokutenho (3º entre os maegashira), melhorando seu registro para 3-1. Já o veterano de quase 40 anos sofreu sua quarta derrota.

O Grande Campeão Hakuho seguiu com sua rotina de vitórias. O yokozuna praticamente demoliu Chiyotairyu (2º entre os maegashira) que, por sua vez, caiu para 1-3. O maegashira não teve chance alguma contra o terceiro maior detentor de títulos da era moderna do sumô. Hakuho, que neste torneio busca seu 29º título da carreira, segue invicto e compartilha a liderança com mais outros três lutadores que registram 4-0.

A grande surpresa do dia foi o gigante búlgaro Aoiyama, que usou sua vantagem de peso para “expulsar” o ozeki Kisenosato do ringue. O primeiro entre os maegashira conquistou a primeira vitória no torneio, melhorando seu registro para 1-3.

Kisenosato, que recentemente estava sendo cogitado ser promovido ao posto mais alto do sumô, sofreu sua primeira derrota e agora faz companhia a mais oito lutadores que compartilham a vice-liderança.

O ozeki Kotoshogiku sofreu a segunda derrota consecutiva após ter sido superado pelo experiente Aminishiki. (3º entre os maegashira). O ozeki registra agora 2-2, enquanto Aminishiki continua invicto, amarrado na liderança com um grupo que registra 4-0.

Apesar de seus 35 anos, Aminishiki tem demonstrado, neste torneio, que está em ótima fase, talvez a melhor de toda a sua carreira.

Os sekiwake Goeido (3-1) e Tochiozan (2-2) saíram vitoriosos de seus confrontos contra os komusubi Chiyootori (1-3) e Yoshikaze (1-3).

Quem está exibindo uma ótima forma é o brasileiro Kaisei, que hoje literalmente demoliu o excelente Shohozan que, apesar de figurar apenas como o 5º entre os maegashira, já provou em duas ocasiões o posto de komusubi.

Apesar de um face-off inferior, o brasileiro conseguiu se defender e contra-atacar rapidamente, para depois aplicar um raro “hatakikomi”, técnica que consiste em aplicar um golpe de cima para baixo, fazendo o oponente cair no chão. Geralmente acontece quando o lutador se desvencilha de um ataque e, rapidamente, aplica um golpe por cima, na parte da cabeça ou das costas.

Kaisei de desvencilhou de um ataque e, demonstrando uma agilidade incomum, usou as duas mãos para golpear a cabeça de Shohozan para baixo. O komusubi desabou no chão e caiu para sua segunda derrota (2-2). Kaisei melhorou para 3-1.

A vitória reforçou avaliações de especialista do esporte de que Kaisei teria alcançado a experiência que faltava para conseguir manter-se como um lutador constante, confiante e, principalmente, paciente, sabendo a hora certa de atacar, bem como mudar de estratégia durante uma luta.

Neste torneio, Kaisei também tem usado de outras técnicas contra seus adversários. Antes, era comum ver o brasileiro focando-se apenas em segurar seu oponente na tentativa de conduzi-lo para fora do anel – vencendo geralmente por “yorikiri”.

Na verdade, a maioria dos lutadores de alta estatura e grande peso, como Kaisei, utiliza desse tipo de estratégia de luta. Isso é devido à falta de agilidade comum entre os “grandes” lutadores, com exceção do Grande Campeão Hakuho, que é alto e pesado, mas consegue ser incrivelmente ágil.

 

Confira os resultados desta quarta-feira, 4º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Verão 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR            *TÉCNICA      PERDEDOR
 Sadanoumi     2-2   sotogake      +Daido       0-4
 Kyokushuho    3-1   yorikiri      Sokokurai    3-1
 Gagamaru      2-2   yoritaoshi    Masunoyama   1-3
 Kitataiki     4-0   yorikiri      Arawashi     1-3
 Tokitenku     2-2   tsukiotoshi   Toyohibiki   2-2
 Terunofuji    2-2   oshitaoshi    Takanoiwa    0-4
 Jokoryu       4-0   katasukashi   Okinoumi     1-3
 Chiyomaru     2-2   hatakikomi    Myogiryu     2-2
 Takayasu      4-0   shitatenage   Osunaarashi  2-2
 Tochinowaka   2-2   yorikiri      Homasho      1-3
 Kaisei (BRA)  3-1   hatakikomi    Shohozan     2-2
 Ikioi         3-1   yorikiri      Tokushoryu   0-4
 Toyonoshima   2-2   oshidashi     Tamawashi    1-3
 Takekaze      1-3   oshidashi     Takarafuji   0-4
 Goeido        3-1   yorikiri      Chiyootori   1-3
 Tochiozan     2-2   okuridashi    Yoshikaze    1-3
 Aoiyama       1-3  oshidashi      Kisenosato   3-1
 Aminishiki    4-0   tsukiotoshi   Kotoshogiku  2-2
 Endo          3-1   yoritaoshi    Kakuryu      3-1
 Harumafuji    3-1   yorikiri      Kyokutenho   0-4
 Hakuho        4-0   yorikiri      Chiyotairyu  1-3

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
+ Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).

==Kyodo

 

Confira as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo de Fukushima restringe comércio de plantas silvestres comestíveis

Next Article
Bananas Gokusen Foto Divulgacao Dole R D

Loja no Japão vende ‘banana perfeita’ por 590 ienes a unidade

Related Posts