Resultados do 8º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

O brasileiro Kaisei venceu neste domingo e permanece na vice-liderança ao lado de Kotooshu, enquanto Hakuho se aproxima do recorde de 40 vitórias consecutivas.

Hakuho atinge a 38ª vitória consecutiva e fica a duas de bater o recorde de 40

O yokozuna Harumafuji sofreu a 2ª derrota, deixando o brasileiro Kaisei e o ozeki Kotooshu isolados na vice-liderança.


Do Mundo-Nipo

Hakuho contra Aminishiki no 8º dia do Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)
Hakuho superou de forma brilhante o experiente Aminishiki (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)

O campeão Hakuho conquistou sua oitava vitória neste domingo (14) para permanecer como único invicto e líder isolado no Grande Torneio de Sumô de Nagoya, enquanto o outro yokozuna, o compatriota mongol Harumafuji, sofreu a segunda derrota, o que o tira do grupo de vice-líderes, que agora é formado apenas pelo brasileiro Kaisei, uma das sensações em Nagoya, e o ozeki Kotooshu.

Hakuho, que se aproxima cada vez mais do terceiro título consecutivo, superou de forma brilhante o maegashira nº 3 Aminishiki (2-6). O incrível yokozuna já estava com os dois pés na borda e próximo de perder a luta, no entanto, em uma reviravolta impressionante, ele rapidamente girou o corpo e, usando uma chave de braço, expulsou o experiente Aminishiki para fora do anel, que desabou em cima dos espectadores. Hakuho estava claramente contente e sorria com satisfação após o combate. Foi a primeira vez no torneio que o campeão deu abertura a um oponente que quase pôs fim a sua incrível sequência de 38 vitórias.

Harumafuji foi surpreendido por Chiyotairyu (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)
Harumafuji foi surpreendido por Chiyotairyu (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)

Harumafuji, entretanto, foi surpreendentemente demolido pelo maegashira nº 3 Chiyotairyu (6-2), que partiu com toda força para cima do yokozuna e o lançou para fora do anel com um poderoso golpe. A derrota foi dolorosa para Harumafuji, a segunda sofrida, e agora, se quiser conquistar o título em Nagoya, terá que contar com uma derrota de Hakuho antes de enfrentá-lo no combate final da competição.

O ozeki Kotooshu manteve-se na vice-liderança do torneio após derrotar Tokitenku (1-7), que está fazendo seu retorno à komusubi após 35 torneios nas fileiras de maegashira. O ozeki da Bulgária, que tem mais de dois metros de altura, vem inteligentemente usando a grande estatura para superar seus adversários. Embora também esteja exibindo mais espírito de luta do que o habitual, Kotooshu tem o mau hábito de esmorecer no meio do caminho, mas as sete vitórias logo na primeira semana e somente uma derrota, deve estar lhe dando mais confiança e seria interessante vê-lo em um confronto com Hakuho, já que o búlgaro é considerado uma das maiores pedras no sapato do campeão, que já foi derrotado por Kotooshu em diversos combates.

Kisenosato conseguiu uma vitória fácil sobre maegashira nº 4 Kyokutenho (3-5), que não foi capaz de reagir ao forte ozeki. Apesar das três derrotas que lhe tirou as chances de promoção a yokozuna, Kisenosato ainda pode realizar um bom torneio em Nagoya, e ficar em posição de continuar a estabelecer suas credenciais para o nível mais alto do sumô no próximo torneio.

Kotoshogiku (6-2) finalmente teve chance de lutar depois de ter sido enganado no face-off em suas duas últimas lutas e demonstrou que quando se trata de luta, ele está no topo de sua classe. Hoje o ozeki demonstrou confiança e superioridade contra o sekiwake Goeido (2-6), que até conseguiu fazer frente ao ozeki, mas não resistiu ao forte puxão pela parte de trás do cinto que o fez estatelar-se no chão. Embora tenha sofrido duas derrotas, e de forma infantil, Kotoshogiku ainda tem chance de voltar a uma boa posição em Nagoya, mas, para tanto, ele terá de ganhar do líder e vice-líderes e ainda torcer por mais uma derrota de Hakuho, uma situação semelhante a do yokozuna Harumafuji.

Ozeki Kakuryu lançou o excelente Shohozan (2-6) para fora do anel após livrar-se de um ataque pesado no face-off, desviando de lado para, em seguida, aplicar-lhe uma saraivada de golpes que desequilibrou o Komusubi, momento em que aproveitou para empurrá-lo pelas costas para fora do anel, o que fez com que  Shohozan caísse de barriga no chão pela primeira vez no torneio. Kakuryu tem duas derrotas, e está na mesma situação de Harumafuji e de Kotoshogiku.

Em um combate longo, o sekiwake Myogiryu conseguiu superar o maegashira top Takekaze (1-7) para arrancar a quarta vitória em Nagoya. Myogiryu poderia estar em uma posição melhor se não estivesse competindo com uma forte lesão no ombro que o tem impedido de usar as suas melhores técnicas – o problema ficou claro na luta contra Takekaze.

A sensação em Nagoya, o brasileiro Kaisei, defendeu-se bem dos ataques do maegashira nº 16 Shotenro (3-5), que partiu com tudo para cima do brasileiro, mas teve seus ataques contidos por Kaisei, que se pôs em uma posição ofensiva após prender os braços de Shotenro, que ficou indefeso e impossibilitado de reagir para acabar sendo lançado para fora do anel. A queda foi tão violenta que quicou após bater com o traseiro na borda do limite do ringue e caiu violentamente de costas na parte de baixo do dohyo (quadrilátero com cerca de 50 cm de altura que abriga o círculo/anel onde os lutadores se enfrentam). A queda pareceu séria, tanto que Shotenro precisou de certo tempo para levantar-se.

Com sete vitórias e apenas uma derrota, Kaisei faz parte da seleta dupla de vice-líderes e tem grandes chances de fazer o melhor torneio da carreira, caso conquiste mais cinco vitórias em Nagoya, resultará em uma boa promoção, podendo até figurar no alto escalão da divisão makuuchi se conseguir ir até o final do torneio como vice-líder, o que será um fato inédito para um latino americano.

 

Confira os resultados deste domingo (14), 8º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Kyokushuho  4-4  hatakikomi      Tamaasuka    3-5
 Tamawashi    4-4  kotenage        Wakanosato   4-4
 Sokokurai    4-4  yoritaoshi      Jokoryu      3-5
 Kaisei       7-1  oshitaoshi      Shotenro     5-3
 Tokushoryu   4-4  oshidashi       Daido        0-8
 Masunoyama   4-4  uwatedashinage  Sadanofuji   3-5
 Toyohibiki   5-3  hatakikomi      Kotoyuki     5-3
 Aoiyama      6-2  oshidashi       Yoshikaze    4-4
 Okinoumi     5-3  yorikiri        Kitataiki    4-4
 Fujiazuma    2-6  oshitaoshi      Aran         3-5
 Tochiozan    5-3  hatakikomi      Toyonoshima  4-4
 Takarafuji   4-4  oshidashi       Gagamaru     1-7
 Ikioi        4-4  kotenage        Takayasu     4-4
 Myogiryu     4-4  shitatenage     Takekaze     1-7
 Kakuryu      6-2  okuritaoshi     Shohozan     2-6
 Kotoshogiku  6-2  uwatenage       Goeido       2-6
 Kisenosato   5-3  yorikiri        Kyokutenho   3-5
 Kotooshu     7-1  uwatenage       Tokitenku    1-7
 HAKUHO       8-0  kotenage        Aminishiki   2-6
 Chiyotairyu  6-2  oshitaoshi      Harumafuji   6-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Revisão da Política de Defesa do Japão vai impulsionar função marítima

Next Article

Nissan quer aumentar participação no mercado indiano

Related Posts