Resultados do primeiro dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Goeido perdeu em sua estreia como ozeki, enquanto o trio de yokozuna confirmou o favoritismo, vencendo suas lutas.

Do Mundo-Nipo

O dia de abertura do Grande Torneio de Sumô de Outono (Aki Basho) não foi muito bom para alguns lutadores do alto escalão. Enquanto o trio de yokozuna venceu tranquilamente seus confrontos, dois lutadores do trio de ozeki caíram neste domingo (14), um deles foi Goeido, que perdeu em sua estreia como ozeki, decepcionando o público que lotou a arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho derrota Chiyotairyu no 1º dia do Grande Torneio de Sumô de  Outono (Foto: Kyodo)
Conforme esperado, Hakuho derrotou facilmente Chiyotairyu (Foto: Kyodo)

 

Neste domingo (14), o segundo maegashira, Takayasu, jogou um balde de água fria nos fás do recém-promovido a ozeki, que teve sua derrota decretada por decisão “duvidosa” dos juízes, já que vídeos mostraram a parte de trás do pé de Takayasu tocando o solo fora da borda antes de Goeido bater com o braço no chão.

Goeido é considerado uma das principais apostas do Japão de retorno ao posto mais alto do sumô, o de yokozuna, no qual tem sido amplamente dominado por lutadores mongóis a mais de uma década.

Na luta final do dia, o yokozuna Hakuho não teve problemas para derrotar Chiyotairyu. Depois de se esquivar para o lado no face-off, Hakuho calmamente puxou seu adversário pela nuca, o que fez com que o komusubi se estatelasse aos seus pés.

Hakuho ganhou seu título 30º título da carreira no último torneio, disputado em Nagoya, o que o colocou a três títulos de se tornar o maior vencedor de todos os tempos da era moderna do sumô. Se conquistar este torneio, o mongol ficará empatado com Chiyonofuji e colocando-se a apenas um título atrás do lendário Taiho.

O jovem Endo, outra esperança de títulos, também frustrou a torcida japonesa após ser derrotado pelo yokozuna Harumafuji. Depois de trocar uma série de empurrões na cabeça, Harumafuji conseguiu colocar a mão na parte de trás do corpo do número um entre os maegashira, que perdeu o equilíbrio após o yokozuna dar uma passo rápido para o lado.

Kakuryu, que não foi bem no torneio passado, quando estreou no posto de yokozuna, não teve dificuldades para derrotar o komusubi Jokoryu e conquistar sua vitória 400ª vitória na divisão de elite Makuuchi.

A dupla veterana de ozeki conseguiu resultados mistos. Enquanto o ozeki Kisenosato obteve uma vitória convincente sobre o maegashira número dois Toyonoshima, o ozeki Kotoshogiku foi derrotado facilmente por Terunofuji, um mongol que faz dupla com Endo no posto de número um entre os maegashira.

O búlgaro Aoiyama, maegashira nº 3, começou muito bem o torneio ao conseguir uma importante vitória sobre Takekaze, recém-promovido ao seleto posto de sekiwake. O outro sekiwake, Myogiryu, não participa deste torneio por motivos de lesões.

Mais abaixo na hierarquia, Osunaarashi, um promissor lutador do Egito e que figura neste torneio como 3º classificado entre os maegashira, perdeu para Toyohibiki, número 5 entre os maegashira. O egípcio esteve longe de apresentar o mesmo desempenho que teve no torneio passado, quando derrotou lutadores de alto escalão, incluindo o yokozuna Kakuryu.

O lutador do Brasil é outro estrangeiro promissor que não foi bem no dia de abertura do torneio. Kaisei não conseguiu reagir diante de Shohozan, sendo empurrado facilmente para fora do anel pelo 7º classificado entre os maegashira, que é cerca de 20 centímetros mais baixo que o brasileiro de quase 2 metros. Depois de um decepcionante resultado no torneio passado, quando terminou com um registro negativo de dez derrotas, Kaisei caiu neste torneio de 3º para 6º no ranking dos maegashira.

 

A seguir, os resultados deste domingo (14), primeiro dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2014, que acontece até o dia 28 de setembro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio (Divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

 VENCEDOR      RES   *TÉCNICA        PERDEDOR      RES
 +Tokushoryu   1-0   yorikiri        Kagamio       0-1
 Tokitenku     1-0   yorikiri        Kyokushuho    0-1
 Kyokutenho    1-0   uwatenage       Okinoumi      0-1
 Sadanofuji    1-0   yorikiri        Sokokurai     0-1
 Sadanoumi     1-0   yorikiri        Takanoiwa     0-1
 Kitataiki     1-0   tsukidashi      Chiyomaru     0-1
 Ichinojo      1-0   uwatenage       Tochinowaka   0-1
 Tamawashi     1-0   okuridashi      Arawashi      0-1
 Tochiozan     1-0   uwatedashinage  Chiyootori    0-1
 Shohozan      1-0   yorikiri        Kaisei (BRA)  0-1
 Ikioi         1-0   oshidashi       Aminishiki    0-1
 Toyohibiki    1-0   oshidashi       Osunaarashi   0-1
 Yoshikaze     1-0   oshidashi       Takarafuji    0-1
 Aoiyama       1-0   hatakikomi      Takekaze      0-1
 Takayasu      1-0   tsukiotoshi     Goeido        0-1
 Kisenosato    1-0   oshidashi       Toyonoshima   0-1
 Terunofuji    1-0   hatakikomi      Kotoshogiku   0-1
 Harumafuji    1-0   hatakikomi      Endo          0-1
 Kakuryu       1-0   hatakikomi      Jokoryu       0-1
 Hakuho        1-0   hatakikomi      Chiyotairyu   0-1

 

(RES) Significa o resultado atual de cada lutador: o número na frente representa a quantidade de vitórias e número posterior a quantidade de derrotas.
(*) Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
(+) Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).

==Kyodo

 

Confira o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Quase 30% da população do Japão tem mais de 65 anos, diz pesquisa

Next Article

Japão planeja adotar tecnologia de reconhecimento facial nos aeroportos

Related Posts