Resultados do 9º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Hakuho vence e fica a uma vitória do recorde de 40 vitórias consecutiva, enquanto o brasileiro Kaisei e Kotooshu também venceram e seguem firme na vice-liderança.

Hakuho vence e fica a uma vitória de bater o recorde de 40 vitórias consecutiva

Já o yokozuna Harumafuji sofreu a 3ª derrota, enquanto o brasileiro Kaisei e o ozeki Kotooshu venceram e permanecem na vice-liderança.


Do Mundo-Nipo

Hakuho derrotou Goeido no 9º dia do Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Taku Hosokawa/The Asahi Shimbun)
Hakuho lançou Goeido ao chão para conquistar a 39ª vitória consecutiva (Foto: Taku Hosokawa/The Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho venceu sua nona luta nesta segunda-feira (15), mantendo-se como único invicto no Grande Torneio de Sumô de Nagoya, enquanto o outro yokozuna, o mongol Harumafuji, sofreu a terceira derrota. Já o ozeki Kotooshu e o brasileiro Kaisei derrotaram seus oponentes e continuam firmes na vice-liderança do torneio.

Hakuho obteve uma vitória rápida em cima do sekiwake Goeido (2-7). Apesar de ter o braço esquerdo anulado logo após o face-off, o yokozuna tinha o cinto de Goeido fortemente seguro pela mão direita, o que resultou em um forte puxão para baixo que, combinado a uma pressão na nuca, levou o sekiwake a estatelar-se no chão. Foi a nona vitória no torneio e 39ª consecutiva, o que deixa Hakuho a apenas uma de bater o recorde de 40 vitórias ininterruptas.

Harumafuji, por outro lado, caiu para a terceira derrota depois de uma luta feroz contra o sekiwake Myogiryu (5-4). O yokozuna disferiu fortes tapas em Myogiryu, uma ação que poderia se encaixar muito bem em uma luta de boxe. Myogiryu, entretanto, absorveu tudo que Harumafuji tinha a oferecer e, logo após conseguir desviar de um “tapão”, o sekiwake partiu, meio que desequilibrado, para cima do yokozuna, empurrando-o até o limite. A derrota deixa Harumafuji longe da corrida pelo título em Nagoya.

Com facilidade, o ozeki Kotooshu derrotou o maegashira nº 3 Chiyotairyu (6-3), e alcançou sua primeira série de oito vitórias em nove dias de torneio depois de dois anos. O búlgaro absorveu o ataque de Chiyotairyu logo no início da partida, em seguida, entrou no cinto de Chiyotairyu e, com extrema facilidade, lançou o maegashira para fora do dohyo. Kotooshu tem apenas uma derrota, sofrida para o maegashira top Takayasu.

Kisenosato (6-3) travou uma luta difícil contra o maegashira nº 3 Aminishiki (2-7). O ozeki lançou uma série de golpes pesados, no entanto, como Aminishiki continuou se movendo, Kisenosato pareceu perder o foco e o maegashira se aproveitou, o levando até o limite do anel, mas Kisenosato salvou-se após girar o corpo, o que fez com que ambos caíssem. Os juízes, então, decidiram por um segundo combate. Kisenosato, então, estava de volta ao seu verdadeiro “eu” e venceu a segunda luta facilmente.

No primeiro duelo do torneio entre ozeki, o mongol Kakuryu saiu em vantagem contra Kotoshogiku, que foi levado ao longo da borda para sofrer à sua terceira derrota. Kakuryu, entretanto, com sete vitórias, ainda tem uma réstia de esperança na luta pelo título.

Shohozan derrotou o maegashira top Takekaze (1-8) com uma saraivada de golpes. O komusubi dirigiu seu ataque de forma eficaz na garganta e queixo de Takekaze. Esta foi a terceira vitória de Shohozan, que tem um longo caminho a percorrer. Faltando apenas seis dias para o término do torneio, Shohozan precisa de mais cinco vitórias para assegurar-se no posto de Komusubi.

Já o Komusubi Tokitenku (1-8) não foi páreo para o implacável Takayasu. O maegashira top, que já bateu um yokozuna e dois ozeki, partiu para frente no início e quase tropeçou na borda quando o mongol deu um passo para o lado. Mas logo se recuperou e assumiu o controle para alcançar a quinta vitória.

O vice-líder Kaisei foi extremamente superior na luta contra o maegashira nº 16 Wakanosato. A superioridade do brasileiro foi tamanha que o combate pareceu desigual. Foi a oitava vitória de Kaisei, o que já lhe garante subir de nível entre os maegashira.

Embora esteja realizando um belo torneio, Kaisei já figurou entre os líderes invictos, com a incrível marca de nove vitórias consecutivas, quando ainda era novato na seleta divisão Makuuchi.

Agora, faltando seis dias para o término do torneio, Kaisei tem a oportunidade de bater a sua marca de 12 doze vitórias em um torneio, alcançada há quase dois anos, e, quem sabe, chegar a final em Nagoya com número de vitórias suficientes que lhe dê o direito de disputar um título pela primeira vez na carreira.

 

Confira os resultados desta segunda-feira (15), 9º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Shotenro     6-3  kimedashi       Sokokurai    4-5
 Masunoyama   5-4  okuritaoshi     +Kagamio     5-4
 Tokushoryu   5-4  yorikiri        Kotoyuki     5-4
 Kaisei       8-1  oshidashi       Wakanosato   4-5
 Tamaasuka    4-5  yoritaoshi      Daido        0-9
 Aoiyama      7-2  oshidashi       Jokoryu      3-6
 Toyohibiki   6-3  oshidashi       Tamawashi    4-5
 Aran         4-5  fumidashi       Yoshikaze    4-5
 Okinoumi     6-3  yorikiri        Sadanofuji   3-6
 Takarafuji   5-4  tsukiotoshi     Toyonoshima  4-5
 Kitataiki    5-4  yorikiri        Fujiazuma    2-7
 Ikioi        5-4  yorikiri        Gagamaru     1-8
 Tochiozan    6-3  yorikiri        Kyokutenho   3-6
 Takayasu     5-4  oshidashi       Tokitenku    1-8
 Shohozan     5-4  tsukidashi      Takekaze     1-8
 Kotooshu     8-1  yorikiri        Chiyotairyu  6-3
 Kakuryu      7-2  yorikiri        Kotoshogiku  6-3
 Kisenosato   6-3  yorikiri        Aminishiki   2-7
 Myogiryu     5-4  oshidashi       Harumafuji   6-3
 HAKUHO       9-0  uwatedashinage  Goeido       2-7

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Carregamento de iPhone pode ter matado chinesa, dizem relatórios

Next Article

Nissan lança novo modelo Datsun

Related Posts