Resultados do 5º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

Kisenosato sofreu a segunda derrota, enquanto o brasileiro Kaisei conseguiu a segunda vitória consecutiva e Hakuho assumiu a liderança isolada.

Do Mundo-Nipo

O ozeki Kisenosato foi derrotado nesta quinta-feira (16), enquanto o yokozuna Hakuho venceu mais uma para seguir como único invicto após cinco dias de competição no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho derrota Ikioi no 5º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2014 (Foto: AJW)
O yokozuna Hakuho assumiu a liderança isolada após vencer Ikioi e ser beneficiado pela derrota de Goeido (Foto: AJW)

 

O terceiro classificado entre os maegashira, Aoiyama, dominou Kisenosato logo após o face-off, conseguindo conduzir o ozeki para fora do anel. O pesado maegashira de 195 kg, conquistou a terceira vitória no torneio, enquanto Kisenosato sofreu a segunda derrota, o que resulta em um grande golpe em suas esperanças de ser promovido a yokozuna. Ambos os lutadores registram agora três vitórias contra duas derrotas.

Com apenas cinco dias de torneio no Ryogoku Kokugikan, Kisenosato, que também perdeu no dia da abertura, agora não pode mais sofrer derrotas se quiser ser promovido a yokozuna, já que a Associação Japonesa de Sumô estipulou que o ozeki deve ganhar pelo menos 13 combates dos 15 no Torneio de Ano Novo para poder alcançar o posto maior do sumô.

Na última luta do dia, o yokozuna Hakuho, que tenta neste torneio conquistar seu 28º título da carreira, derrotou Ikioi. O segundo maegashira ofereceu um grande desafio ao campeão, mas não resistiu por muito tempo e foi lançado ao chão, o que resultou em sua quarta derrota, enquanto o yokozuna melhorou sua participação para 5-0, o que lhe rendeu a posse exclusiva da liderança, já que o sekiwake Goeido, que compartilhava a liderança com Hakuho, sofreu a primeira derrota no torneio.

Em outro grande confronto, o ozeki Kakuryu, da Mongólia, exibiu alguns golpes hábeis para despachar Toyohibiki e melhorar sua participação para 4-1. Toyohibiki, maegashira de número três, caiu para 2-3.

O outro ozeki japonês, Kotoshogiku, que precisa vencer oito lutas para manter a sua posição, melhorou seu registro para 3-2 após uma vitória contundente sobre o experiente Aminishiki, quarto entre os maegashira, que ainda não venceu um combate neste torneio.

O sekiwake Goeido foi entregue a sua primeira derrota no torneio e caiu para 4-1. Seu algoz foi o musculoso komusubi Tochiozan, que melhorou sua participação em Tóquio para duas vitórias contra três derrotas. Já Goeido, não só perdeu a liderança como também recebeu um forte golpe em suas esperanças de ser promovido a ozeki.

O búlgaro Kotooshu usou uma série de poderosos movimentos de braços para enviar Toyonoshima além dos limites do dohyo (arena). O primeiro no ranking dos maegashira foi atirado em cima dos juízes que assistiam a luta na primeira fila, o que resultou na segunda derrota do maegashira top.

Kotooshu, que foi rebaixado a sekiwake após perder o posto de ozeki, uma graduação que manteve por mais de cinco anos, compartilha agora a vice-liderança com mais seis lutadores que registram quatro vitórias contra uma derrota.

O quinto dia de competição também foi bom para o brasileiro Kaisei, que conseguiu sua segunda vitória consecutiva após derrotar Fujiazuma, maegashira de número nove, que caiu para 1-4.

Kaisei, que agora é o oitavo classificado entre os maegashira, terminou os dois últimos torneios com registros negativos de 7-8, o que tem feito sua posição no ranking cair a cada competição. Entretanto, o brasileiro parece ter recuperado a forma, já que suas duas vitórias foram extremamente contundentes, o que sugere grandes chances de terminar o primeiro torneio do ano com um registro positivo e até mesmo uma promoção melhor caso consiga atingir mais de dez vitórias.

 

Confira os resultados desta quinta-feira (16), 5º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Tokitenku    3-2  susoharai    Satoyama     3-2
 Osunaarashi  3-2  yorikiri     Kyokushuho   2-3
 Chiyootori   2-3  okuridashi   Kagamio      1-4
 Gagamaru     4-1  yorikiri     Masunoyama   2-3
 Tokushoryu   4-1  yorikiri     Yoshikaze    3-2
 Takanoiwa    2-3  yorikiri     Shotenro     1-4
 Endo         4-1  tsukiotoshi  Takayasu     2-3
 Sadanofuji   3-2  tsukidashi   Kitataiki    2-3
 Kaisei       2-3  oshidashi    Fujiazuma    1-4
 Tochinowaka  4-1  hatakikomi   Tamawashi    3-2
 Shohozan     4-1  sukuinage    Takarafuji   1-4
 Takekaze     3-2  hatakikomi   Kyokutenho   2-3
 Okinoumi     3-2  oshidashi    Chiyotairyu  0-5
 Kotooshu     4-1  tsukidashi   Toyonoshima  2-3
 Tochiozan    2-3  oshidashi    Goeido       4-1
 Aoiyama      3-2  oshidashi    Kisenosato   3-2
 Kotoshogiku  3-2  yoritaoshi   Aminishiki   0-5
 Kakuryu      4-1  fumidashi    Toyohibiki   2-3
 Hakuho       5-0  sukuinage    Ikioi        1-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

O país está a caminho de atingir inflação de 2%, diz presidente do BC do Japão

Next Article

Dólar tem terceira alta seguida e fecha acima de R$ 2,36

Related Posts