Resultados do 8º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Hakuho e Harumafuji seguem líderes invictos, enquanto o brasileiro Kaisei conquistou a 4ª vitória consecutiva.

Do Mundo-Nipo

O brasileiro Kaisei alcançou a quarta vitória consecutiva, enquanto Hakuho e Harumafuji saíram vitoriosos de seus combates  neste domingo (17), seguindo líderes e como únicos invictos após oito dias de competição no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, província no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

 

Harumafuji vence Homasho na 8ª dia do Torneio de Kyushu (Foto: Koichi Ueda)
Harumafuji vence Homasho na 8ª dia do Torneio de Kyushu (Foto: Koichi Ueda)

 

Na luta final do dia, Harumafuji praticamente expulsou Homasho (2-6) para fora do dohyo (ringue). O quarto classificado no ranking dos maegashira recebeu uma enormidade de fortes golpes no rosto até receber o último no pescoço que o lançou no ar, fazendo-o desabar entre os espectadores. O maegashira caiu para a sexta derrota, enquanto o yokozuna segue invicto e compartilha a liderança com Hakuho.

Harumafuji, que busca redimir-se de resultados ruins para sua posição de yokozuna – nos dois últimos torneios registrou um duplo de 10-5 -, está demonstrando neste torneio o motivo pelo qual foi promovido ao posto maior do sumô, posição extremamente difícil de alcançar, tanto que até hoje somente 70 lutadores chegaram ao posto de yokozuna.

Hakuho precisou esforçar-se um pouco mais para derrotar seu oponente neste domingo. O maegashira de número três, Takekaze, até que deu um pouco de trabalho, mas acabou sucumbindo a sequência de fortes golpes do grande campeão, e caindo para sua quarta derrota. Hakuho, por sua vez, deu mais um passo em sua busca pelo 28º título na carreira, seguindo invicto e líder ao lado de Harumafuji.

O búlgaro Aoiyama, maegashira de número cinco, ficou sozinho na vice-liderança, com 7-1, depois de derrotar o nono dos maegashira, Sadanofuji, que caiu para 3-5.

O ozeki Kisenosato, que hoje sofreu a segunda derrota, o ozeki Kakuryu e o sekiwake Goeido estão entre os sete lutadores com seis vitórias contra duas derrotas. Trata-se de uma situação rara, já que um maegashira está figurando sozinho na vice-liderança, uma posição que normalmente é ocupada por lutadores do alto escalão.

A esperança do título em Fukuoka e de reacender a centelha para uma promoção a yokozuna ficou ainda mais longe de Kisenosato, já que neste domingo o ozeki sofreu a segunda derrota no torneio. Seu algoz, o sekiwake Goeido, por sua vez, teve as chamas de uma promoção a ozeki reacesas após a vitória. Tanto Kisenosato como Goeido estão com 6-2.

O ozeki da Mongólia, Kakuryu melhorou sua participação para 6-2 após derrotar Takayasu, maegashira de número três, que sofreu a sétima derrota.

No confronto entre komosubi, Shohozan, nativo de Fukuoka, deu aos fãs locais uma grande alegria após derrotar o companheiro de posto Okinoumi, melhorando seu registro para 2-6, enquanto Okinoumi caiu para 3-5.

O brasileiro Kaisei venceu de forma contundente o 9º no ranking dos maegashira, conseguindo a quarta vitória consecutiva e melhorando sua participação no torneio em Fukuoka para 5-2. Kitataiki caiu para 4-4.

O excelente resultado deixa o brasileiro apenas três vitórias de carimbar um resultado positivo, além de chances de subir no ranking dos maegashira. Uma posição mais elevada pode até acontecer caso o brasileiro consiga terminar o torneio com mais de dez vitórias, o que, no mínimo, o colocará no topo dos maegashira, posição que já figurou no início deste ano.

 

Confira os resultados deste domingo (17), 8º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Asasekiryu  3-5  yorikiri     Tamaasuka    2-6
 Asahisho     6-2  oshidashi    Yoshikaze    2-6
 Gagamaru     4-4  hatakikomi   Shotenro     6-2
 Osunaarashi  4-4  yorikiri     Fujiazuma    6-2
 Tamawashi    4-4  okuridashi   Kyokushuho   4-4
 Tokitenku    3-5  hatakikomi   Takarafuji   3-5
 Tokushoryu   4-4  oshidashi    Toyohibiki   4-4
 Endo         3-5  kirikaeshi   Tenkaiho     1-7
 Chiyotairyu  6-2  oshidashi    Jokoryu      3-5
 Masunoyama   6-2  hikiotoshi   Ikioi        5-3
 Aoiyama      7-1  oshitaoshi   Sadanofuji   3-5
 Kaisei       5-3  oshidashi    Kitataiki    4-4
 Toyonoshima  3-5  shitatenage  Tochinowaka  2-6
 Myogiryu     4-4  yorikiri     Kyokutenho   2-6
 Shohozan     2-6  yorikiri     Okinoumi     3-5
 Tochiozan    4-4  oshitaoshi   Aminishiki   3-5
 Goeido       6-2  kubinage     Kisenosato   6-2
 Kakuryu      6-2  hatakikomi   Takayasu     1-7
 Hakuho       8-0  tsukitaoshi  Takekaze     4-4
 Harumafuji   8-0  oshidashi    Homasho      2-6

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Navio do Japão parte para auxiliar Filipinas após devastação por tufão

Next Article

Laos vai doar dois elefantes para o Japão

Related Posts