Resultados do 7º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

O brasileiro Kaisei alcança a 5ª vitória consecutiva, enquanto Kisenosato, Kakuryu e o yokozuna Hakuho continuam invictos.

Kaisei alcança a quinta vitória seguida

Kisenosato e Kakuryu mantém um registro perfeito de 7-0, enquanto o implacável Hakuho continua massacrando seus adversários.


Do Mundo-Nipo

Kisenosato vence Baruto (Foto: Hikaru Uchida)
Kisenosato conseguiu reverter, no último instante, o que seria uma derrota certa para o sekiwake Baruto (Foto: Hikaru Uchida)

O yokozuna Hakuho e a dupla de ozeki, Kisenosato e Kakuryu, foram implacáveis neste sábado (18), mantendo-se invictos e líderes isolados após sete dias de competição do Grande Torneio de Sumô de Verão em Tóquio, no Ryogoku Kokugikan.

Hakuho não precisou de muito esforço para derrotar o maegashira nº 3 Takarafuji. A superioridade do mongol diante de seus adversários faz parecer que ele pertence a uma divisão acima da makuuchi. Porém, como não existe outra superior a categoria máxima do esporte, Hakuho segue atropelando os oponentes em sua busca pelo 25º título da carreira, o que o colocará na lista dos melhores lutadores da história do sumô.

Na luta para superar a desvantagem de duas derrotas, o outro yokozuna, Harumafuji, demonstrou contra o gigante Aoiyama, maegashira nº 3, um pouco da espetacular técnica que lhe fez chegar ao posto de yokozuna.  Harumafuji tende a ser um lutador “tudo ou nada”. Quando ele está em sua melhor forma física é praticamente imbatível. Porém, quando está fora de ritmo, ele tende a ser inconstante e deixa-se derrotar por lutadores inferiores.

Já os dois ozeki, Kisenosato e Kakuryu, têm mantido o ritmo e continuam a dominar todos os adversários que encontram pela frente.

O japonês Kisenosato conseguiu reverter, no último instante, o que seria uma derrota certa para o sekiwake Baruto. Ele virou o corpo no momento exato em que o gigante da Estônia o alavancou para fora do anel. Antes de cairem, Kisenosato conseguiu se projetar por cima do estoniano, que desabou fortemente com as costas no chão. Contudo, Baruto pareceu ter sentido a contusão no joelho quando apoiou a perna para alavancar, e saiu do anel sentindo fortes dores. Mas isso não tira o mérito sobre a vitória de Kisenosato, que está em ótima forma e tem esbanjado uma impressionante autoconfiança.

Em combates a parte – das fileiras de lutadores de alto escalão – vem o brasileiro Kaisei, maegashira de nº 14 e que até pouco tempo figurava no topo dos maegashira. Hoje ele derrotou com facilidade o experiente Tokitenku, maegashira de nº 8. Foi a quinta vitória consecutiva de Kaisei.

Agora, para manter-se na primeira divisão do sumô, Kaisei precisa alcançar mais três vitórias, de oito combates restantes.

Confira os resultados deste sábado (18), sexto dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013, realizado no Ryogoku Kokugikan.

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Daido        4-3  hatakikomi      Homarefuji   2-5
 Wakanosato   2-5  yoritoashi      Daikiho      0-7
 Gagamaru     5-2  oshidashi       Azumaryu     3-4
 Toyohibiki   5-2  oshitaoshi      Kyokushuho   4-3
 Chiyootori   5-2  yoritaoshi      Ikioi        5-2
 Chiyonokuni  3-4  tsukiotoshi     Kyokutenho   3-4
 Kaisei       5-2  oshitaoshi      Tokitenku    5-2
 Chiyotairyu  4-3  oshitaoshi      Jokoryu      0-7
 Fujiazuma    3-4  yorikiri        Masunoyama   4-3
 Shotenro     5-2  oshidashi       Takekaze     4-3
 Takayasu     3-4  uwatehineri     Sadanofuji   1-6
 Shohozan     5-2  hatakikomi      Yoshikaze    3-4
 Toyonoshima  4-3  yorikiri        Kitataiki    1-6
 Myogiryu     4-3  yoritaoshi      Aran         3-4
 Goeido       5-2  yorikiri        Aminishiki   1-6
 Kakuryu      7-0  yorikiri        Tochinoshin  0-7
 Kisenosato   7-0  yoritaoshi      Baruto       3-4
 Okinoumi     1-6  yorikiri        Kotooshu     4-3
 Kotoshogiku  5-2  yorikiri        Tochiozan    2-5
 Harumafuji   5-2  uwatedashinage  Aoiyama      5-2
 Hakuho       7-0  oshidashi       Takarafuji   0-7

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas deste sábado (divisão Makuuchi):

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Terremoto de 6 graus sacode nordeste do Japão

Next Article

Japão busca triplicar vendas de sistemas de infraestrutura

Related Posts