Resultados do 9º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Os yokozuna Hakuho e Harumafuji continuam realizando um torneio perfeito e seguem como únicos invictos, abrindo duas vitórias de vantagem para os vice-líderes.

Do Mundo-Nipo

Os yokozuna Hakuho e Harumafuji venceram seus respectivos confrontos nesta segunda-feira (18), abrindo duas vitórias de vantagem contra seus oponentes e mantendo-se como líderes e únicos invictos após nove dias de competição no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, província no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

 

Harumafuji vs Tochinowaka no 9º dia do Torneio de  Kyushu-2013 (Foto: Takeshi Iwashita/AJW Asahi)
Com um potente golpe no pescoço, Harumafuji derrotou rapidamente o quarto entre os maegashira (Foto: Takeshi Iwashita/AJW Asahi)

 

Na luta final do dia, Hakuho encontrou certa resistência do quarto no ranking dos maegashira, Homasho, que plantou os dois pés na borda do anel na tentativa de evitar ser lançado para fora do dohyo, mas acabou sucumbindo ao ímpeto do yokozuna que, por sua vez, atingiu a incrível marca de 701 vitórias na divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô). O esforçado Homasho sofreu a sétima derrota em nove combates, enquanto o grande campeão atingiu a nona vitória para seguir invicto e líder do torneio ao lado do companheiro de posto Harumafuji.

Com movimentos de braços poderosos e dois duros golpes no pescoço, Harumafuji derrotou rapidamente o quarto entre os maegashira, Tochinowaka (2-7), para seguir invicto e líder com nove vitórias. O recém-promovido a yokozuna, que busca redimir-se de dois torneios com resultados ruins, está perfeito em Fukuoka, e o único em seu caminho é o compatriota mongol Hakuho que, por sua vez, busca conquistar o quarto torneio consecutivo.

O búlgaro Aoiyama, quinto no ranking dos maegashira, deixou escapar a vice-liderança isolada após ser forçado a sair do dohyo pelo nono maegashira, Kitataiki (5-4). Aoiyama, agora com 7-2, passou a fazer parte do pelotão de cinco lutadores que tem duas derrotas de desvantagem para a dupla de yokozuna.

Os dois ozeki também venceram seus combates de hoje, seguindo na vice-liderança com 7-2: Kisenosato derrotou facilmente Takekaze (4-5), maegashira nº 3, enquanto o mongol Kakuryu venceu o lutador da casa, o komusubi Shohozan, que apesar do apoio de torcedores locais, não teve chances contra o ozeki e caiu para 2-7.

O sekiwake Goeido, que compilou um registro impressionante de 11-4 no torneio passado, foi mandado para a terceira derrota após ser derrubado pelo komusubi Okinoumi (4-5). Goeido está esperando uma promoção a ozeki, mas as duas derrotas na primeira metade do torneio e esta de hoje o deixa um tanto distante do objetivo de alcançar o segundo posto mais alto do sumô.

O experiente Kyokutenho, um mongol de 39 anos e que ocupa a segunda posição no ranking dos maegashira, usou uma chave de braço para mandar o sekiwake Tochiozan para além dos limites do anel. Tochiozan então caiu para a quarta derrota, enquanto o mais antigo lutador na ativa melhorou sua participação em Fukuoka para 3-6.

A sequência de vitórias do brasileiro Kaisei foi quebrada nesta segunda-feira. O sexto entre os maegashira, Ikioi, resistiu aos ataques inicias de Kaisei que, por sua vez, tinha tudo para tirar Ikioi do anel, mas este conseguiu manter-se na luta após escorar com um dos pés na borda, o que lhe deu impulso para retroceder o ataque e conduzir o brasileiro até o outro lado do anel, onde usou o braço direito para forçar Kaisei a cair e sofrer a quarta derrota em Fukuoka. Ikioi melhorou sua participação para seis vitórias contra três derrotas.

O brasileiro, que vinha de quatro vitórias consecutivas, ficou com 5-4 e precisa conseguir vencer três das seis lutas restantes, para assim terminar com um registro positivo e manter-se entre os primeiros classificados no ranking dos maegashira, posição que lhe dá a oportunidade de alcançar um posto entre os lutadores de alto escalão caso consiga conquistar mais de oito vitórias no próximo torneio.

 

Confira os resultados desta segunda-feira (18), 9º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Takanoiwa   4-5  shitatenage  Tokushoryu   4-5
 Kyokushuho   5-4  yorikiri     Shotenro     6-3
 Gagamaru     5-4  oshitaoshi   +Kagamio     5-4
 Osunaarashi  5-4  tsukiotoshi  Jokoryu      3-6
 Yoshikaze    3-6  hikiotoshi   Tamawashi    4-5
 Tokitenku    4-5  hatakikomi   Tamaasuka    2-7
 Fujiazuma    7-2  tsukiotoshi  Tenkaiho     1-8
 Sadanofuji   4-5  hikiotoshi   Endo         3-6
 Takarafuji   4-5  tsukiotoshi  Toyohibiki   4-5
 Chiyotairyu  7-2  tsukidashi   Masunoyama   6-3
 Ikioi        6-3  shitatenage  Kaisei       5-4
 Kitataiki    3-5  yorikiri     Aoiyama      7-2
 Toyonoshima  4-5  oshidashi    Takayasu     1-8
 Myogiryu     5-4  yorikiri     Aminishiki   3-6
 Kyokutenho   3-6  kotenage     Tochiozan    4-5
 Okinoumi     4-5  kotenage     Goeido       6-3
 Kakuryu      7-2  hatakikomi   Shohozan     2-7
 Kisenosato   7-2  yorikiri     Takekaze     4-5
 Harumafuji   9-0  yorikiri     Tochinowaka  2-7
 Hakuho       9-0  yorikiri     Homasho      2-7

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Square Enix anuncia datas de lançamento de Final Fantasy X/X-2 HD Remaster

Next Article

Japão envia outros dois navios para auxiliar cidades devastadas por tufão nas Filipinas

Related Posts