Resultados do 5º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

O brasileiro se superou e conseguiu uma importante vitória sobre Aran, enquanto Kotooshu perdeu a invencibilidade e Hakuho segue firme na liderança.

Kaisei se supera e consegue uma importante vitória sobre Aran

Kotooshu perde a invencibilidade, enquanto Hakuho segue firme na liderança.


Do Mundo-Nipo

Kotooshu perde invencibilidade no 5º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Kazuhiro Nagashima)
O ozeki Kotooshu perdeu a invencibilidade ao ser derroto pelo sekiwake Goeido (Foto: Kazuhiro Nagashima)

O brasileiro Kaisei conseguiu uma importante vitória nesta quinta-feira (19) ao derrotar o dificílimo Aran, enquanto o yokozuna Hakuho venceu mais uma e segue invicto ao lado de apenas mais um lutador, já que o ozeki Kotooshu perdeu para o sekiwake Goeido. Os outros três ozeki conseguiram vencer os seus confrontos, com destaque para o lutador do Japão, Kisenosato, que busca uma promoção a yokozuna.

Hakuho, que está buscando seu 27º título e o quarto torneio consecutivo, não encontrou dificuldades para vencer o búlgaro Aoiyama, segundo no ranking dos maegashira. O grande campeão precisou de menos de dois segundos para desferir um forte golpe e enviar o pesado búlgaro, de 193 kg, ao chão. Aoiyama, que derrotou yokozuna Harumafuji no quarto dia de torneio, caiu para 1-4.

Agora Hakuho está empatado na liderança com o sexto no ranking dos maegashira, Yoshikaze, que vem surpreendendo em Tóquio. Ambos os lutadores estão com um registro perfeito de 5-0.

O yokozuna Harumafuji, que está lutando para mostrar que é digno de ocupar o posto mais alto do sumô, se recuperou da derrota de ontem para Aoiyama após vencer o komusubi Takayasu (1-4) e alcançar sua terceira vitória contra duas derrotas.

Entre os ozeki, Kisenosato obteve uma fácil vitória em cima do terceiro maegashira Takarafuji, que não conseguiu uma única vitória neste torneio. O ozeki do Japão, que busca uma promoção ao posto mais alto do sumô, agora acumula quatro vitórias e uma derrota, não podendo mais perder se quiser ser promovido a yokozuna, o que será um feito histórico, já que o Japão não vê um de seus lutadores na graduação máxima a mais de 10 anos, pois o posto tem sido dominado por lutadores da Mongólia. O último japonês neste posto foi Takanohana (65º yokozuna), que se aposentou no início de 2003 e, desde então, nunca mais o Japão voltou a figurar no posto mais alto do esporte nacional do país.

O ozeki da Mongólia, Kakuryu, se recuperou da derrota de ontem para Tochiozan após golpear a cabeça do primeiro entre os maegashira, Shohozan, que perdeu o equilíbrio antes de ser empurrado para fora do anel. Kakuryu segue na vice-liderança com 4-1, enquanto Shohozan caiu para 2-3.

O confronto entre o ozeki Kotooshu e o sekiwake Goeido foi um dos melhores deste quinto dia de competição. No combate acirrado, quem levou a pior foi o ozeki, que perdeu a luta e a liderança. Goeido dominou o cinto do búlgaro com a mão esquerda e, com a outra mão, pressionou a cabeça de Kotooshu para baixo, fazendo com que se estatelasse no chão. Ambos os lutadores registram agora quatro vitórias contra uma derrota.

Também na vice-liderança está o ozeki Kotoshogiku, que hoje conquistou a quarta vitória em cima de Ikioi, primeiro do ranking entre os maegashira, mas que até agora não conseguiu vencer neste torneio.

O sekiwake Myogiryu foi derrotado pelo komusubi Tochoiozan. Ambos lutadores registram duas vitórias contra três derrotas.

O quinto dia de competição foi ótimo para Kaisei, que conseguiu a terceira vitória ao superar o excelente Aran (2-3), sétimo entre os maegashira. Antes da luta, o brasileiro tinha uma larga desvantagem para o lutador da Geórgia – entre os cinco confrontos já realizados entre os dois, Aran havia vencido quatro.

Kaisei busca repetir o excelente desempenho do torneio anterior, quando conseguiu encerrar sua participação em Nagoya, em junho, com um registro de 11-4, o que lhe rendeu oito posições no ranking entre os maegashira. Caso o brasileiro consiga uma participação semelhante neste torneio, com certeza, conseguirá uma promoção entre os lutadores de alto escalão. Uma promoção a komusubi seria um feito histórico para um lutador da América do Sul.

 

Confira os resultados desta quinta-feira (19), quinto dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Homasho      3-2  oshidashi         Asahisho    3-2
 Jokoryu      3-2  oshidashi         Endo        3-2
 Sadanofuji   2-3  oshidashi         Wakanosato  0-5
 Tenkaiho     2-3  shitatenage       Tamawashi   3-2
 Tochinowaka  3-2  yorikiri          Tamaasuka   2-3
 Masunoyama   3-2  hatakikomi        Kotoyuki    2-3
 Takekaze     3-3  sukuinage         Gagamaru    1-4
 Yoshikaze    5-0  oshidashi         Shotenro    2-3
 Toyonoshima  1-4  oshidashi         Tokushoryu  2-3
 Aminishiki   4-1  shitatedashinage  Fujiazuma   1-4
 Tokitenku    3-2  yorikiri          Kyokutenho  4-1
 Kaisei       3-2  yorikiri          Aran        2-3
 Toyohibiki   4-1  kotenage          Kitataiki   1-4
 Chiyotairyu  2-3  oshidashi         Okinoumi    2-3
 Tochiozan    2-3  katasukashi       Myogiryu    2-3
 Goeido       4-1  uwatenage         Kotooshu    4-1
 Kotoshogiku  4-1  yorikiri          Ikioi       0-5
 Kakuryu      4-1  tsukiotoshi       Shohozan    2-3
 Kisenosato   4-1  yorikiri          Takarafuji  0-5
 Harumafuji   3-2  okuridashi        Takayasu    1-4
 Hakuho       5-0  katasukashi       Aoiyama     1-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja a luta entre Kaisei e Aran:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, morre aos 85 anos no Japão

Next Article

Japão trabalha em lei para proteção de informações confidenciais de segurança nacional

Related Posts