Resultados do 9º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

Kaisei e Kisenosato perdem, enquanto Hakuho segue firme como único invicto.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho conquistou sua nona vitória e segue como único invicto e líder isolado, seguido agora por apenas um lutador, o ozeki Kakuryu, que nesta segunda-feira (20) alcançou a oitava vitória após derrotar o pesado Aoiyama, para seguir sozinho na vice-liderança após nove dias de competição no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho derrota Takekaze no 9º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2014 (Foto: AJW)
Hakuho manteve seu registro perfeito após lançar Takekaze para fora do dohyo (Foto: AJW)

 

Hakuho manteve seu registro perfeito após lançar o quarto entre os maegashira, Takekaze (5-4), para fora do dohyo (arena ou ringue). O yokozuna desferiu um forte par de bofetadas antes de aplicar um abraço de urso em Takekaze, que desabou em cima dos espectadores, seguido por Hakuho, que perdeu o equilíbrio e caiu em cima de um dos juízes.

O yokozuna manteve assim a invencibilidade, com nove vitórias contra nenhuma derrota, o que só deixa o grande campeão ainda mais próximo de atingir a incrível marca de 28 títulos.

Na vice-liderança, com oito vitórias, está o ozeki da Mongólia, Kakuryu, que nesta segunda-feira demonstrou não somente uma técnica apurada como também um grande espírito de luta, o que lhe valeu uma bela vitória sobre Aoiyama, terceiro entre os maegashira.

Kakuryu está muito bem neste primeiro torneio do ano. Até agora, o mongol sofreu apenas uma derrota, no dia de abertura. Depois disso, passou a conquistar uma séria de vitórias, todas com desempenhos sólidos. Embora Aoiyama (3-6) não seja um lutador que possua uma técnica suficientemente apurada que permita derrotar o excelente Kakuryu, ainda assim é considerado um verdadeiro desafio por causa de seu tamanho e peso, que ele consegue habilmente usar quando derrota seus adversários.

Kotoshogiku, mesmo com uma forte lesão no ombro, conseguiu impor uma vitória contundente em cima do sekiwake Goeido (5-4). Foi a sexta vitória de Kotoshogiku, que agora precisa de apenas mais duas para manter a sua posição de ozeki.

Decididamente, o começo do ano não está sendo muito bom para Kisenosato. Nesta segunda-feira, o ozeki sofreu a quarta derrota após ser dominado e empurrado para fora do dohyo pelo maegashira número três, Toyohibiki (3-6). O ozeki mal teve tempo para defender-se, e muito menos de ser ofensivo, pois não reagiu quando foi atacado logo no face-off e depois levado até o limite por Toyohibiki.

A única questão agora é saber o quanto estas derrotas poderão pesar para Kisenosato nos próximos torneios, uma vez que irá impactar negativamente em seus esforços de se tornar um yokozona.

Em um duelo que parecia de arremesso, o búlgaro Kotooshu levou a melhor sobre Okinoumi, primeiro entre os maegashira. Com a vitória, o sekiwake melhorou sua participação para 6-3, enquanto Okinoumi conseguiu apenas três vitórias.

Quem está bem neste torneio é o komusubi Tochiozan, que hoje impôs uma vitória convincente sobre o primeiro entre os maegashira, Toyonoshima, que caiu para 5-4, enquanto Tochiozan está com seis vitórias contra três derrotas.

Depois de estar quase conseguindo conduzir seu oponente para fora do anel, Kaisei cedeu e acabou deixando-se dominar por Tochinowaka, maegashira de número oito. O brasileiro caiu para 4-5, enquanto Tochinowaka registra um modesto 3-6.

Como restam apenas seis dias para acabar o Grande Torneio de Ano Novo, o brasileiro terá de se superar para conseguir quatro vitórias e assim terminar o torneio com um registro positivo, o que lhe valerá sustentar-se nas primeiras fileiras entre os maegashira.

 

Confira os resultados desta segunda-feira (20), 9º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Osunaarashi  7-2  hatakikomi   Masunoyama   5-4
 Chiyootori   5-4  shitatenage  Gagamaru     6-3
 Yoshikaze    6-3  okuridashi   Satoyama     5-4
 Tokitenku    4-5  nimaigeri    Shotenro     1-8
 Endo         7-2  yorikiri     Tokushoryu   6-3
 Sadanofuji   4-5  hikiotoshi   Kagamio      3-6
 Takanoiwa    4-5  yorikiri     Fujiazuma    2-7
 Takayasu     5-4  yoritaoshi   Kyokushuho   2-7
 Tochinowaka  6-3  yorikiri     Kaisei       4-5
 Kyokutenho   4-5  sukuinage    Takarafuji   2-7
 Shohozan     7-2  yorikiri     Tamawashi    5-4
 Aminishiki   2-7  hatakikomi   Kitataiki    3-6
 Ikioi        3-6  tsukiotoshi  Chiyotairyu  1-8
 Tochiozan    6-3  yorikiri     Toyonoshima  5-4
 Kotooshu     6-3  uwatenage    Okinoumi     3-6
 Kakuryu      8-1  shitatenage  Aoiyama      3-6
 Toyohibiki   3-6  oshidashi    Kisenosato   5-4
 Kotoshogiku  6-3  oshitaoshi   Goeido       5-4
 Hakuho       9-0  yoritaoshi   Takekaze     5-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Enquete elege 'GTA 5' como o melhor game de 2013

Next Article

Um terço dos municípios japoneses apela pelo fim da energia nuclear

Related Posts