Resultados do 14º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

O ozeki Kisenosato interrompeu a sequência de vitórias de Hakuho, enquanto o brasileiro Kaisei sofreu a 4ª derrota.

Kisenosato interrompe a sequência de vitórias de Hakuho

O brasileiro Kaisei sofreu a quarta derrota, enquanto Harumafuji consegue amenizar sua participação desastrosa após alcançar a 9ª vitória.


Do Mundo-Nipo

Hakuho é vencido por Kisenosato no 14º dia de Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Taku Hosokawa/The Asahi Shimbun)
Kisenosato impediu que Hakuho atingisse a incrível marca de 44 vitórias consecutivas no 14º dia de torneio em Nagoya (Foto: Taku Hosokawa/The Asahi Shimbun)

O ozeki Kisenosato derrotou o yokozuna Hakuho neste sábado (20), 14º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya, pondo fim a incrível sequência de vitórias do grande campeão, que até então, registrava 43 vitórias ininterruptas, conquistadas em apenas três torneios.

O publico no Aichi Prefectural Gymnasium parecia fora de si depois de uma partida falsa de Hakuho, que não conseguiu recuperar a concentração na segunda partida e acabou sendo forçado para fora do dohyo por Kisenosato, que melhorou seu registro para 11 vitórias contra três derrotas.

Hakuho, que ontem havia conquistado seu 26 º título da carreira, hoje estava lutando para manter sua incrível série de vitórias, mas sofreu a primeira derrota após uma sequência de 43 vitórias, um recorde que somente o grande campeão conseguiu atingir na era moderna do sumô.

Depois de uma partida falsa, veio à segunda, mas Hakuho levantou-se após ambos permanecerem por longo tempo em posição de partida, parecendo que um esperava a iniciativa do outro para poder atacar. Então, após colocarem-se em posição de partida pela terceira vez, Hakuho foi logo pressionando a cabeça de Kisenosato pela parte de trás, na tentativa de mandá-lo rapidamente ao chão. No entanto, Kisenosato não se abalou e partiu em direção de Hakuho, que tentou mais uma vez mandá-lo ao chão após disferir um tapa no rosto e outro pela parte de trás do ozeki, mas este se recompôs rapidamente após quase cair de frente. Então, após ter levado mais um forte golpe no rosto, Kisenosato conseguiu aproximar-se de Hakuho e, com ambos segurando o cinto um do outro, o ozeki rapidamente levou Hakuho próximo à borda, onde Hakuho tentou lançar, com o braço direito, Kisenosato para fora do anel. O yokozuna não foi capaz de atirá-lo e acabou sendo forçado pelo ozeki para fora do dohyo. Talvez o yokozuna não tenha conseguido usar o braço devidamente devido a uma lesão no abdômen, sofrida no confronto com Kotoshogiku na última quinta-feira.

A vitória foi moralizadora para Kisenosato, que estava perseguindo uma promoção a yokozuna no início do torneio, mas teve as esperanças frustradas após sofrer três derrotas. O resultado convincente sobre Hakuho deverá reacender a questão sobre a promoção de Kisenosato ao posto mais alto do sumô.

Na luta final do dia, o yokozuna Harumafuji conseguiu a nona vitória sobre o ozeki Kotoshogiku (8-6). A vitória lhe era extremamente necessária, já que o desempenho do yokozuna neste e também no torneio passado, não condiz com o status de um lutador no posto mais alto do sumô. No torneio anterior, Harumafuji obteve um péssimo registro de 9-6 e, caso não consiga uma vitória sobre Hakuho no combate final de amanhã, irá manter a mesma marca negativa (para um yokozuna) de apenas nove vitórias.

O komusubi Shohozan forçou o ozeki Kotooshu para fora do anel e, apesar dos vídeos mostrarem que ele bateu com o braço no chão antes do búlgaro cair, os juízes deram a vitória para o Komosubi, que agora tem apenas seis vitorias contra sete derrotas. Kotooshu registra nove vitórias contra cinco derrotas.

Com uma vitória convincente sobre o excelente Okinoumi, o ozeki Kakuryu melhorou seu registro para nove vitórias. Okinoumi, sexto do ranking entre os maegashira, também registra 9-5.

O terceiro no ranking dos maegashira, Aminishiki, usou uma série de poderosos golpes para enviar o komusubi Tokitenku para fora do dohyo. Foi a quinta vitória de Aminishiki, enquanto Tokitenku caiu para 10 derrotas.

O sekiwake Goeido conseguiu a sétima vitória após castigar o maegashira nº 6 Aoiyama (10-4) com fortes golpes. A violência do último golpe foi tamanha que o gigante da Bulgária, após desabar no chão, rolou para fora do dohyo.  Depois de um início ruim, Goeido vem se reabilitando, mais precisamente a partir do 7º dia, quando ele venceu o ozeki Kisenosato. Agora, para manter sua posição, o sekiwake precisa vencer o duelo de amanhã e garantir um registro positivo de 8-7.

Em situação semelhante à Goeido, encontra-se o outro sekiwake, Myogiryu, que hoje sofreu a sétima derrota para o quinto no ranking dos maegashira, Ikioi (8-6). Amanhã Myogiryu precisará derrotar o excelente Okinoumi para assegurar o posto.

Em um combate mais abaixo na hierarquia entre os maegashira, o brasileiro Kaisei, que ocupa a 12ª posição, foi derrotado pelo excelente Tochiozan (9-5), segundo no ranking dos maegashira, que venceu após dar um passo para o lado depois de ter sido fortemente arrastado até perto da borda, o que resultou na queda do brasileiro que agora acumula quatro derrotas.

Apesar da derrota, Kaisei registra uma excelente marca de 10 vitórias e ainda pode melhorar caso vença o maegashira nº 16 Tokushoryu (9-5) no combate de domingo (21), dia de encerramento do Grande Torneio de Sumô de Nagoya.

 

Confira os resultados deste sábado (20), 14º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR            *TÉCNICA          PERDEDOR
 Tokushoryu    9-5   yorikiri          Shotenro     9-5
 Wakanosato    6-8   tsukiotoshi       Masunoyama   7-7
 Aran          8-6   hatakikomi        Tamaasuka    5-9
 Toyohibiki    8-6   oshidashi         Sokokurai    5-9
 Jokoryu       5-9   shitatenage       Kitataiki    7-7
 Kotoyuki      8-6   tsukitaoshi       Yoshikaze    7-7
 Kyokutenho    5-9   yorikiri          Sadanofuji   5-9
 Fujiazuma     5-9   yorikiri          Tamawashi    5-9
 Takarafuji    9-5   tsukiotoshi       Chiyotairyu  7-7
 Tochiozan     9-5   hikiotoshi        Kaisei      10-4
 Gagamaru      3-11  oshidashi         Daido        0-14
 Takayasu      8-6   tsukidashi        Toyonoshima  6-8
 Aminishiki    5-9   oshidashi         Tokitenku    4-10
 Ikioi         8-6   oshidashi         Myogiryu     7-7
 Goeido        7-7   hikiotoshi        Aoiyama     10-4
 Shohozan      6-8   yoritaoshi        Kotooshu     9-5
 Kakuryu       9-5   kotenage          Okinoumi     9-5
 Kisenosato   11-3   yoritaoshi        Hakuho      13-1
 Harumafuji    9-5   uwatenage         Kotoshogiku  8-6

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Show de Paul McCartney no Japão será em novembro, diz jornal

Next Article

Exposição em homenagem a Bruce Lee inaugura em Hong Kong

Related Posts