Resultados do 11º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

Kaisei vence, Hakuho mantém a invencibilidade e Kakuryu continua isolado na vice-liderança.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho venceu mais um adversário nesta quarta-feira (22), seguindo invicto com uma vitória de vantagem para o ozeki Kakuryu que, por sua vez, superou facilmente seu adversário para continuar, também isolado, mas na vice-liderança, após 11 dias do Torneio de Ano Novo, competição que está sendo realizada no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Kakuryu derrota Takekaze no 11º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2014 (Foto: AJW)
Kakuryu confirmou a excelente forma após impor uma vitória incontestável sobre Takekaze (Foto: AJW)

 

Hakuho rapidamente invadiu as defesas do sekiwake Kotooshu logo após o face-off, o que resultou na queda do búlgaro que caiu para sua quinta derrota. Já o grande campeão conquistou a 11ª vitória para seguir invicto e ficar mais próximo de atingir a incrível marca de 28 títulos na carreira.

Já o vice-líder, Kakuryu, reafirmou que está em excelente forma após impor uma vitória incontestável sobre Takekaze, maegashira número cinco e que caiu para sua quinta derrota.

Com a vitória de hoje, o ozeki da Mongólia melhora sua participação para dez vitórias contra apenas uma derrota, um registro que o deixa em condições de lutar pelo título, para tanto, precisa derrotar Hakuho, forçando assim um combate de desempate.

Lutando com o ombro direito e ambos os joelhos fortemente lesionados, Kotoshogiku conquistou uma vitória heroica sobre o excelente Shohozan, quinto entre os maegashira e que vem fazendo um ótimo torneio. Apesar da derrota, o maegashira já apresenta um registro positivo de 8-3, o que lhe garante uma posição melhor para o próximo torneio. Já o esforçadíssimo Kotoshogiku registra agora sete vitórias contra quatro derrotas, o que significa que terá de vencer apenas mais uma luta, das quatro que lhe restam, para manter seu posto de ozeki, o que não será difícil para o japonês que tem uma técnica apuradíssima.

O outro ozeki do Japão, Kisenosato, cravou uma vitória contundente sobre o sekiwake Goeido. Ambos os lutadores estavam competindo em busca de uma promoção: Goeido à ozeki e Kisenosato à yokozuna. Infelizmente, o desempenho deles está sendo ruim neste que é o primeiro torneio do ano. Kisenosato precisava conquistar este torneio com um registro mínimo de 13 vitórias, enquanto Goeido teria de atingir um determinado número de vitórias em três torneios consecutivos, algo próximo a 35 vitórias. Os dois lutadores, no entanto, decepcionaram, já que a dupla é considerada a esperança do Japão de retornar a ter um japonês figurando no posto mais alto do sumô, posição que a uma década vem sendo dominada por lutadores estrangeiros, mais precisamente da Mongólia.

O máximo que Kisenosato poderá fazer é atingir 11 vitórias e sair vitorioso de seu confronto com Hakuho, o que lhe elevará, ao menos, a moral. Já Goeido, com 5-6, terá de conseguir vencer três dos quatro confrontos que restam para poder terminar o torneio com um registro positivo.

O komusubi Tochiozan sofreu a quarta derrota, desta vez para o veterano Kyokutenho, da Mongólia, quinto no ranking dos maegashira. Kyokutenho melhorou sua participação para 5-6, enquanto Tochiozan está com 7-4.

Agora, restando apenas quatro dias para o término do torneio, o lutador do Brasil, Kaisei, precisa vencer mais três lutas para ficar positivo, já que neste 11º dia de combates, o brasileiro conseguiu sua quinta vitória ao derrotar o mongol Tokitenku, maegashira de número treze, que caiu para sua sétima derrota.

Entre os que têm chances de lutar pelo título está o promissor Endo, maegashira número dez, que hoje derrotou o mais pesado entre todos os lutadores da divisão Makuuchi, Gagamaru (6-5), 12º no ranking dos maegashira.

 

Endo derrota Gagamaru no 11º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2014 (Foto: AJW)
Endo é apontado como o futuro do sumô japonês (Foto: AJW)

 

Apontado como o futuro do sumô japonês, o jovem Endo apresenta um impressionante registro de 9-2 neste que é apenas o seu segundo torneio como lutador da primeira divisão do sumô.

 

Confira os resultados desta quarta-feira (22), 11º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Masunoyama    7-4  yoritaoshi   Satoyama     6-5
 Yoshikaze     8-3  yoritaoshi   Kagamio      4-7
 Endo          9-2  uwatenage    Gagamaru     6-5
 Sadanofuji    5-6  oshidashi    Tokushoryu   7-4
 Fujiazuma     3-8  yorikiri     Shotenro     2-9
 Takanoiwa     6-5  tsukiotoshi  Takayasu     5-6
 Tochinowaka   7-4  yorikiri     Osunaarashi  7-4
 Kitataiki     5-6  uwatenage    Kyokushuho   2-9
 Kaisei        5-6  oshidashi    Tokitenku    4-7
 Tamawashi     7-4  oshidashi    Chiyootori   6-5
 Aminishiki    4-7  yorikiri     Toyohibiki   3-8
 Chiyotairyu   3-8  oshidashi    Takarafuji   3-8
 Aoiyama       4-7  hikiotoshi   Okinoumi     4-7
 Ikioi         4-7  oshitaoshi   Toyonoshima  5-6
 Kyokutenho    5-6  kimedashi    Tochiozan    7-4
 Kisenosato    7-4  oshidashi    Goeido       5-6
 Kotoshogiku   7-4  yorikiri     Shohozan     8-3
 Kakuryu      10-1  tsukidashi   Takekaze     5-6
 Hakuho       11-0  uwatenage    Kotooshu     6-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Caroline Kennedy fará sua primeira viagem para Okinawa em fevereiro

Next Article

Nintendo lidera lista de jogos mais vendidos no Japão

Related Posts