Resultados do 13º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Kisenosato tira a invencibilidade de Harumafuji, enquanto Hakuho segue como único invicto e mais próximo de conquistar o 28º título da carreira.

Do Mundo-Nipo

O ozeki Kisenosato impôs ao yokozuna Harumafuji a primeira derrota, enquanto o grande campeão Hakuho derrotou o ozeki Kakuryu nesta sexta-feira (22), assumindo a liderança isolada após treze dias de competição no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, província no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

 

Hakuho vence kakuryu no 13º dia do Torneio de Kyushu-2013 (Foto Ryo Ikeda/AJW Asahi)
A vitória sobre Kakuryu deixou Hakuho mais perto de alcançar seu 28º título da carreira (Foto Ryo Ikeda/AJW Asahi)

 

Na penúltima luta do dia, Harumafuji tentou um lance de braço e perna para forçar o ozeki a cair, o que permitiu Kisenosato usar habilmente a sua maior envergadura e peso para empurrar o yokozuna sobre a borda e melhorar sua participação para 11-2. Harumafuji, que talvez tenha sido culpado pela própria derrota ao ser demasiadamente confiante, sofreu a primeira derrota no torneio, deixando o rival Hakuho sozinho na liderança.

Já Kisenosato poderá reabrir as discussões para uma promoção a yokozuna, mas antes terá de derrotar Hakuho no 14º dia de competição e terminar o torneio com treze vitórias, o que será um grande feito e motivo para levar a Associação Japonesa de Sumô a cogitar uma promoção para o lutador do Japão.

Na luta final do dia, Hakuho derrotou o ozeki Kakuryu, que caiu para 9-4. A vitória deixou o yokozuna como único invicto e mais perto de alcançar seu 28º título da carreira. O resultado de hoje também dá chances para Hakuho conquistar o torneio com um dia de antecedência, mas, para tanto, ele terá de vencer Kisenosato e torcer para Kakuryu derrotar Harumafuji no combate de amanhã.

Depois de sofrer duas derrotas consecutivas, o sekiwake Goeido recuperou um pouco do orgulho após derrotar o sexto entre os maegashira. Chiyotairyu sofreu a quarta derrota, enquanto o sekiwake melhorou sua participação para 7-6. Já o outro sekiwake, Tochiozan, conseguiu a quinta vitória ao derrotar Toyonoshima. O segundo no ranking dos maegashira caiu para um registro de 7-6, enquanto Tochiozan ficou com um modesto 5-8, um resultado que não lhe dá mais chances de terminar o torneio com um registro positivo, o que, provavelmente, poderá custar-lhe o posto de sekiwake.

Os dois komusubi saíram vitoriosos de seus combates: Okinoumi derrotou o 6º maegashira, Ikioi (9-4), enquanto Shohozan derrubou o 7º maegashira, Toyohibiki (7-6). Entre os dois komusubi, Okinoumi é o único com chances de terminar o torneio com um registro positivo, já que tem sete vitórias e precisa vencer apenas uma das duas lutas que lhe restam, enquanto Shohozan conseguiu vencer somente quatro lutas entre as treze que disputou.

O décimo terceiro dia de competição também foi ruim para o brasileiro, que sofreu a sétima derrota após ser conduzido para fora do anel pelo 15º classificado entre os maegashira, Shotenro, que conseguiu a oitava vitória, um resultado que lhe garante terminar com um registro positivo em Fukuoka, enquanto Kaisei, com 6-7, terá que vencer os dois confrontos que restam se quiser manter-se entre os primeiros no ranking dos maegashira.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (22), 13º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Yoshikaze     6-7   oshidashi   +Terunofuji   8-5
 Gagamaru      7-6   oshidashi   Tokitenku     5-8
 Sadanofuji    7-6   yorikiri    Tenkaiho      2-11
 Osunaarashi   7-6   oshidashi   Takarafuji    7-6
 Shotenro      8-5   oshidashi   Kaisei        6-7
 Aoiyama       9-4   tsukidashi  Fujiazuma     7-6
 Tamawashi     8-5   oshidashi   Tochinowaka   3-10
 Homasho       4-9   hikkake     Tokushoryu    5-8
 Takekaze      7-6   hikiotoshi  Kyokushuho    7-6
 Takayasu      2-11  hatakikomi  Tamaasuka     3-10
 Kyokutenho    4-9   yorikiri    Jokoryu       3-10
 Kitataiki     7-6   yorikiri    Aminishiki    6-7
 Myogiryu      6-7   oshidashi   Endo          5-8
 Okinoumi      7-6   yorikiri    Ikioi         9-4
 Shohozan      4-9   yoritaoshi  Toyohibiki    7-6
 Tochiozan     5-8   okuridashi  Toyonoshima   7-6
 Goeido        7-6   oshidashi   Chiyotairyu   9-4
 Kisenosato   11-2   yorikiri    Harumafuji   12-1
 Hakuho       13-0   yorikiri    Kakuryu       9-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Número de mortos por tufão nas Filipinas aumenta para 5.200

Next Article

Mais de 50 gestantes escolheram abortar após teste de anormalidade no Japão

Related Posts