Resultados do 13º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Kaisei alcançou a 4ª vitória consecutiva e segue firme com sua impressionante recuperação após sofrer três derrotas seguidas.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho manteve a liderança isolada após sair triunfante de seu combate contra o ozeki Kotoshogiku nesta sexta-feira (23). Já do duelo entre os outros dois yokozuna, quem saiu vitorioso foi Harumafuji, que levou a melhor sobre Kakuryu, enquanto o brasileiro Kaisei atingiu a quarta vitória consecutiva no décimo terceiro dia de competição do Grande Torneio de Sumô de Verão, realizado na arena do Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho derrota Kotoshogiku no 13º dia do Torneio de Sumô de Verão 2014 (Foto: Kyodo)
Na luta final do dia, Hakuho calmamente enviou o ozeki Kotoshogiku ao chão (Foto: Kyodo)

 

Na luta final do dia, Hakuho calmamente enviou o ozeki Kotoshogiku ao chão, melhorando seu registro para doze vitórias contra apenas uma derrota. Já Kotoshogiku sofreu a oitava derrota e corre o risco de perder seu posto ozeki caso termine o torneio de Nagoya, em julho próximo, com um registro negativo.

Faltando apenas dois dias para o término do torneio, Hakuho, que está em busca de seu 29º título da carreira, tem uma vitória de vantagem sobre o yokozuna Harumafuji, o ozeki Kisenosato e o maegashira Ikioi, que venceram suas lutas neste 13º dia de competição.

No combate entre os yokozuna, Harumafuji saiu-se vitorioso após segurar o cinto de Kakuryu logo no face-off, o que lhe garantiu uma grande vantagem, permitindo conduzir o recém-promovido Kakuryu além dos limites do anel. Harumafuji agora segue com dez vitórias contra duas derrotas.

Kakuryu, que foi promovido a yokozuna depois de conquistar o Torneio de Primavera, em março passado, está exibindo uma estreia decepcionante no posto mais alto do sumô. Com a derrota, o mongol caiu para 9-4, um resultado considerado ruim para um yokozuna.

Em outro grande confronto, Kisenosato conseguiu segurar o ímpeto do sekiwake Goeido. O ozeki teve paciência para, no momento certo, levar o sekiwake até a borda e enviá-lo ao chão. Kisenosato melhorou sua participação para 11 vitórias contra duas derrotas. Já Goeido, que não vem bem neste torneio, caiu para sua sétima derrota contra seis vitórias.

Kisenosato, que está em busca de seu primeiro título na seleta divisão Makuuchi, enfrentará o yokozuna Harumafuji no sábado.

Ikioi, quinto no ranking dos maegashira, permaneceu na luta pelo título após derrotar o maegashira top Aoiyama, melhorando seu registro para 11-2. O búlgaro Aoiyama caiu para 7-6.

O sekiwake Tochiozan garantiu um registro positivo após alcançar a oitava vitória, postada em cima de Endo, um maegashira de número cinco e que é considerado a promessa japonesa no esporte. Endo, infelizmente, sofreu a oitava derrota, um resultado decepcionante, considerando que ele venceu quatro de suas primeiras cinco lutas.

Quem está em uma recuperação impressionante é o brasileiro que, após uma sequência de três derrotas, alcançou nesta sexta-feira sua quarta vitória consecutiva. Kaisei não teve dificuldades para derrotar Arawashi (maegashira nº. 16), e melhorou sua participação para sete vitórias contra seis derrotas.

Faltando dois dias para o término da competição, o brasileiro precisa apenas de mais uma vitória para terminar o torneio com um registro positivo.

 

Confira os resultados desta sexta-feira, 13º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Verão 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR            *TÉCNICA     PERDEDOR
 +Kagamio      9-4   yoritaoshi   Masunoyama   3-10
 Jokoryu       9-4   uwatenage    Toyohibiki   7-6
 Osunaarashi   9-4   oshidashi    Sadanoumi    8-5
 Okinoumi      6-7   kimetaoshi   Kitataiki    8-5
 Terunofuji    7-6   yorikiri     Gagamaru     6-7
 Tokitenku     6-7   hatakikomi   Takayasu     5-8
 Myogiryu      7-6   oshidashi    Tochinowaka  7-6
 Homasho       8-5   oshidashi    Sokokurai    8-5
 Tamawashi     7-6   yorikiri     Kyokushuho   8-5
 Kaisei        7-6   yorikiri     Arawashi     7-6
 Kyokutenho    3-10  yorikiri     Chiyomaru    5-8
 Takarafuji    2-11  yorikiri     Takanoiwa    2-11
 Tokushoryu    5-8   oshidashi    Chiyotairyu  3-10
 Shohozan      7-6   tsukidashi   Takekaze     5-8
 Ikioi        11-2   uwatenage    Aoiyama      7-6
 Aminishiki    8-5   oshidashi    Chiyootori   3-10
 Yoshikaze     5-8   default      Toyonoshima  4-9
 Tochiozan     8-5   tsukidashi   Endo         5-8
 Kisenosato   11-2   shitatenage  Goeido       6-7
 Harumafuji   11-2   yorikiri     Kakuryu      9-4
 Hakuho       12-1   hikiotoshi   Kotoshogiku  5-8

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
+ Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).

==Kyodo

 

Confira o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Toshiba pretende elevar suas vendas anuais para 7,5 trilhões de ienes até 2017

Next Article

Magnatas disputam mercado de cassinos no Japão

Related Posts