Resultados do 13º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Kisenosato e Hakuho permanecem imbatíveis, enquanto o brasileiro fica apenas a uma vitória de manter-se na primeira divisão.

O brasileiro Kaisei venceu e fica a uma vitória de manter-se na 1ª divisão do sumô

Kisenosato foi brilhante contra Kakuryu, enquanto Hakuho mostrou o motivo pelo qual é um dos maiores yokozuna de todos os tempos.


Do Mundo-Nipo

Hakuho abate Kotoshogiki (Foto: Shigetaka Kodama / Asahi Shimbun)
Hakuho abate Kotoshogiki (Foto: Shigetaka Kodama / Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho e o ozeki Kisenosato atingiram a incrível marca de treze vitórias seguidas nesta sexta-feira (24), décimo dia do Grande Torneio de Sumô de Verão, permanecendo invictos e prontos para realizarem o confronto mais aguardo do penúltimo dia, quando os dois únicos invictos do torneio se enfrentarão na arena do Ryogoku Kokugikan Center, em Tóquio.

O combate em 25 de maio vai quebrar o impasse entre os dois e deve decidir se o mongol vai continuar a reivindicar o seu 25º título da carreira ou se o japonês Kisenosato vai acabar com um período de seca de sete anos sem títulos de sumotoris nascidos no Japão.

Nesta sexta-feira Hakuho mostrou ao ozeki Kotoshogiku o motivo pelo qual é um dos maiores yokozuna de todos os tempos. O ozeki até que deteve o ataque inicial, conseguindo, por uns momentos, segurar o cinto do yokozuna. Mas, como de costume, Hakuho encontrou uma abertura e a explorou muito bem, quebrando a pega de Kotoshogiku em seu cinto para habilmente, após um rápido passo para o lado, jogá-lo ao chão e para fora do anel. Kotoshogiku caiu para a 4º derrota.

Kisenosato detona Kakuryu (Foto: Hiroshi Kawai / Asahi Shimbun)
Kisenosato detona Kakuryu (Foto: Hiroshi Kawai / Asahi Shimbun)

Kisenosato foi esmagadoramente poderoso contra o companheiro ozeki Kakuryu. Ele saiu da linha de partida, com um ataque sólido, empurrando o mongol para frente, o que tornou impossível para que Kakuryu conseguisse entrar em suas defesas. Kakuryu tentou defender-se na borda do anel, mas Kisenosato usou, habilmente, a sua substancial barriga que foi o suficiente para terminar de liquidar Kakuryu, que foi fortemente impelido para fora do ringue.

A vitória elimina Kakuryu (10-3) de qualquer esperança na corrida ao título, e traz Kisenosato mais perto de conquistá-lo. Há um ano, o japonês também estava em uma posição similar, no entanto, sofreu derrotas nos últimos dias – uma lembrança que certamente ele apagou neste torneio.

O yokozuna Harumafuji jogou o ozeki Kotooshu no chão com um ataque impressionante. Contudo, esta foi a sua 10ª vitória em treze combates, o que não é um registro muito bom para um yokozuna. Harumafuji ressente as derrotas prematuras no início do torneio, que o afastou da corrida ao título. Já Kotooshu (7-6) ainda precisa de mais uma vitória para manter seu posto de ozeki.

O sekiwake Goeido perdeu novamente, dessa vez foi para o maegashira nº 5 Takayasu (8-5), que apesar de fazer parte de um ranking inferior, tem sido um adversário particularmente difícil para Goeido. O desempenho de Goeido neste torneio tem sido decepcionante, com certeza, pois sete derrotas em treze combates é algo incomum. No entanto, todos sabem que ele pode fazer muito mais do que isso.

O komusubi Tochiozan regista um histórico parcial de oito derrotas após ser abatido pelo maegashira nº 5 Shohozan (7-6), enquanto o outro komusubi, Okinoumi, conseguiu uma vitória sólida sobre o maegashira nº3 Aran (4-9). Apesar da vitória, Okinoumi registra dez derrotas em sua estreia no posto de komusubi, o que significa que ele certamente irá perder a posição. No entanto, participar de um torneio onde a maior parte dos combates é contra lutadores de alto nível está sendo uma ótima experiência para ele, pois não é incomum que até mesmo um lutador tão promissor quanto Okinoumi não tenha um bom desempenho ao estrear nesse posto.

 

Kaisei (Foto: Sumo Webpaper)
Kaisei presisa vencer um dos dois combates restantes para manter-se na seleta divisão Makuuchi (Foto: Sumo Webpaper)

 

Já o brasileiro conseguiu a segunda vitória consecutiva em um desempenho impecável contra o maegashira nº12 Wakanosato (5-8), que não teve a mínima chance de defesa quando Kaisei partiu para em menos de quatro segundos conduzi-lo além dos limites do anel. O brasileiro agora precisa apenas de mais uma vitória para manter-se na primeira divisão do sumô.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (24), 13º dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR           *TÉCNICA            PERDEDOR
 Daikiho       2-11  hatakikomi        +Asahisho     3-10
 +Oiwato       7-6   oshidashi         Homarefuji    4-9
 Chiyonokuni   8-5   yorikiri          Azumaryu      6-7
 Masunoyama    7-6   yorikiri          Chiyootori    5-8
 Kaisei        7-6   tsukidashi        Wakanosato    5-8
 Daido         7-6   hatakikomi        Shotenro      5-8
 Ikioi         8-5   sukuinage         Toyohibiki    6-7
 Sadanofuji    5-8   tsukidashi        Jokoryu       3-10
 Kyokutenho    7-6   kotenage          Fujiazuma     6-7
 Gagamaru     10-3   oshidashi         Yoshikaze     6-7
 Toyonoshima   7-6   yorikiri          Chiyotairyu   9-4
 Takarafuji    4-9   oshitaoshi        Takekaze      7-6
 Kitataiki     2-11  yorikiri          Aoiyama       5-8
 Aminishiki    4-9   uwatedashinage    Tochinoshin   2-11
 Tokitenku     9-4   hatakikomi        Myogiryu      9-4
 Okinoumi      3-10  yoritaoshi        Aran          4-9
 Shohozan      7-6   oshidashi         Tochiozan     5-8
 Takayasu      8-5   hatakikomi        Goeido        6-7
 Kisenosato   13-0   yorikiri          Kakuryu      10-3
 Harumafuji   10-3   oshitaoshi        Kotooshu      7-6
 Hakuho       13-0   shitatedashinage  Kotoshogiku   9-4

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.

Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo japonês discute rumores sobre fantasma na residência oficial do primeiro-ministro

Next Article

Japão deve se juntar as negociações da Parceria Transpacífica na Malásia em julho

Related Posts