Resultados do último dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

Harumafuji derrota Hakuho e conquista o título em Fukuoka.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Harumafuji conquistou o título do Torneio de Kyushu 2013 ao derrotar o grande campeão Hakuho neste domingo (24), último dia de competição no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, província no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

 

Harumafuji vence Hakuho e conquista o título do Torneio de Kyushu 2013 (Fotos: Kyodo/AJW Asahi)
Com determinação, Harumafuji partiu para cima de Hakuho logo no início da luta (Fotos: Kyodo/AJW Asahi)

 

Na luta final do torneio, Harumafuji surpreendeu seu colega da Mongólia logo no face-off, quando esquivou-se ligeiramente para o lado e, rapidamente, seguiu conduzindo seu adversário para trás, até o limite do anel. Mas Hakuho conseguiu evitar ser retirado após se escorar com os pés no limite da borda, tomando impulso para sair da situação e voltar ao combate, que continuou enquanto o juiz tentava desesperadamente parar a luta após ter apontado para o lado de Harumafuji.

 

O juiz teve que tocar na dupla de yokozuna para conseguir parar a luta que já havia sido vencida por Harumafuji no último dia do Torneio de Kyushu 2013 (Foto Kyodo)
O juiz teve que tocar na dupla de yokozuna para conseguir parar a luta que já havia sido vencida por Harumafuji (Foto Kyodo)

 

Quando Hakuho escorou-se na borda para evitar ser retirado do anel, ele colocou um dos pés do lado de fora, coisa que poucos haviam reparado, mas confirmado após raplay em câmera lenta mostrar o pé direito do grande campeão tocando o lado externo do cordão que limita o anel (ringue).

“Desde que me tornei um yokozuna, tenho lutado com algumas lesões, mas os fãs e àqueles que me apoiam me deram forças para seguir em frente”, disse Harumafuji após ter conquistado seu sexto título na divisão Makuuchi.

Hakuho, que buscava conquistar o 28º torneio da carreira, foi perfeito até ser derrotado por Kisenosato no 14º dia, o que tirou a vitória de vantagem que tinha sobre Harumafuji. O grande campeão, no entanto, depois de ser derrotado por seu companheiro de posto neste domingo, acabou por terminar o torneio com um registro de treze vitórias contra duas derrotas.

Foi uma vitória moralizadora para Harumafuji, já que o yokozuna vinha de dois torneios com registros de duplos 10-5 (resultado ruim para um yokozuna), o que gerou desconforto entre os membros da Associação Japonesa de Sumô, que exigiam resultados dignos de um grande campeão. Harumajufi, no entanto, deu neste torneio uma resposta a altura de um lutador que ocupa o posto maior do sumô.

No confronto entre ozeki, Kisenosato confirmou a boa fase ao derrotar Kakuryu (9-6), terminando o torneio com um belo registro de 13-2 e ainda com o bônus de ter derrotado os dois yokozuna, o que aumenta significativamente as suas chances de reabrir a discussão entre os membros da associação para sua promoção a yokozuna. Mas, para tanto, o ozeki do Japão precisa conquistar o próximo torneio ou ao menos chegar a final em condições de reivindicar o título.

Na luta entre sekiwake, Tochiozan levou a melhor sobre Goeido que, por sua vez, terminou o torneio com oito vitórias contra sete derrotas, um resultado muito aquém das expectativas depois da ótima participação no último torneio, quando terminou com 11-4, o que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Desempenho. Já Tochiozan, que estreava no posto de sekiwake, terminou o torneio com um registro negativo de 7-8, um resultado que não lhe garante a permanência no posto para o próximo torneio.

Quem tem uma promoção garantida é o búlgaro Aoiyama, que terminou o torneio com um ótimo registro de 10-5 após usar uma série de poderosos golpes para derrotar o komusubi Okinoumi que, por sua vez, terminou com um registro negativo de 7-8.

Outro lutador que certamente irá subir de posto é Myogiryu, primeiro no ranking dos maegashira, que conquistou a oitava vitória após derrotar o 13º no ranking dos maegashira, Gagamaru, que fechou o torneio com um registro positivo de 8-7, mesmo resultado de Myogiryu, que poderá figurar no próximo torneio como komusubi.

Já o outro komusubi, Shohozan, foi derrotado pelo quarto entre os maegashira, Tochinowaka. Os dois lutadores terminaram o torneio com um registro negativo de 4-11, resultado que certamente irá levar ambos a uma queda de posto.

Mais abaixo na hierarquia de postos, o sexto no ranking dos maegashira, Ikioi, outro que certamente irá ser promovido, derrotou o segundo entre os maegashira, Toyonoshima, que se alastrou na superfície da terra para acabar o torneio com um registro positivo de 8-7, um resultado que também poderá levá-lo a uma ascensão de posto. Já Ikioi, que encerrou sua participação com um impressionante registro de 11-4, levou o Prêmio de Espírito de Luta.

Outro que terminou o torneio com o belo registro de 11-4 foi Chiyotairyu, maegashira de número seis, que encerrou o último dia com uma vitória sobre o 14º do ranking entre os maegashira, Kyokushuho (8-7). O excelente resultado de Chiyotairyu, consequência de excelentes técnicas usadas para derrotar seus adversários, lhe rendeu o almejado Prêmio de Melhor Técnica, além de garantir uma gorda promoção para o próximo torneio.

A vitória neste último dia de competição, sobre o estreante egípcio Osunaarashi, maegashira nº 15, não garantiu a Kaisei terminar o torneio com um registro positivo, o que certamente levará o brasileiro a uma queda de classificação entre os lutadores no grupo dos maegashira.

Tanto Osunaarashi como Kaisei terminaram o torneio com sete vitórias contra oito derrotas. O brasileiro, no entanto, irá continuar na primeira divisão do sumô, enquanto Osunaarashi, que entrou para a história após ser o primeiro lutador africano a conseguir entrar na seleta divisão Makuuchi, irá retornar para a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).

Embora tenha terminado com um registro negativo, a participação do egípcio foi muito boa, ficando apenas a uma vitória de permanecer na primeira divisão, enquanto a mídia japonesa o aponta como um lutador promissor e que certamente retornará brevemente a seleta divisão Makuuchi.

“É decepcionante não conseguir um registro positivo de vitórias, mas eu aprendi muito”, disse Osunaarashi em uma coletiva de imprensa, acrescentando que os três primeiros dias do torneio foram intimidantes, mas conseguiu acalmar-se após ver que era capaz de superar alguns dos excelentes lutadores da Makuuchi.

 

Confira os resultados deste domingo (25), último dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Takanoiwa    8-7   yorikiri     Jokoryu      3-12
 Shotenro      9-6   tsukidashi   Sadanofuji   7-8
 Tokushoryu    7-8   tottari      Tenkaiho     2-13
 Takarafuji    8-7   yorikiri     Kitataiki    8-7
 Endo          6-9   yorikiri     Fujiazuma    8-7
 Chiyotairyu  11-4   tsuridashi   Kyokushuho   8-7
 Kaisei        7-8   yorikiri     Osunaarashi  7-8
 Tamaasuka     4-11  oshidashi    Homasho      5-10
 Tamawashi    10-5   oshidashi    Takekaze     7-8
 Yoshikaze     8-7   hatakikomi   Takayasu     3-12
 Ikioi        11-4   shitatenage  Toyonoshima  8-7
 Tokitenku     6-9   yorikiri     Kyokutenho   5-10
 Toyohibiki    9-6   oshidashi    Aminishiki   6-9
 Myogiryu      8-7   yorikiri     Gagamaru     8-7
 Aoiyama      10-5   yorikiri     Okinoumi     7-8
 Tochinowaka   4-11  yorikiri     Shohozan     4-11
 Tochiozan     7-8   okuridashi   Goeido       8-7
 Kisenosato   13-2   yorikiri     Kakuryu      9-6
 Harumafuji   14-1   yorikiri     Hakuho       13-2

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Chanceler do Japão não aceita zona aérea estabelecida pela China

Next Article

Japão saúda acordo sobre programa nuclear do Irã

Related Posts