Resultados do último dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Hakuho conquista o 25º título da carreira e agora figura em 3º na lista de lutadores que mais conquistaram títulos na história moderna do sumô.

Hakuho assegura o 25º título da carreira

O yokozuna agora figura em 3º na lista de lutadores que mais conquistaram títulos na história moderna do sumô.


Do Mundo-Nipo

Hakuho na vitória sobre Harumafuji (Foto: Yasuhiro Sugimoto / Asahi Shimbun)
Hakuho na vitória sobre Harumafuji (Foto: Yasuhiro Sugimoto / Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho derrotou seu compatriota mongol, o yokozuna Harumafuji, neste domingo, último dia do Grande Torneio de Sumô de Verão, conquistando o seu 25 º título, o segundo consecutivo, com um registro impecável de 15-0.

A conquista deixa Hakuho empatado em terceiro lugar na lista de melhor lutador de todos os tempos ao lado do ex-yokozuna Asashoryu, outro mongol, que também ganhou 25 títulos antes de sua aposentadoria. Além disso, este é o décimo título do campeão com um registro perfeito de 15-0.

Até agora, Hakuho já venceu 30 lutas consecutivas e, após a vitória de hoje sobre Harumafuji (11-4), ele prometeu manter o mesmo desempenho no próximo torneio, a ser realizado em Nagoya, daqui a dois meses.

Kisenosato, que se mantinha invicto ao lado de Hakuho antes de ser derrotado no sábado pelo próprio yokozuna, não teve o mesmo desempenho que o fez alcançar treze vitórias consecutivas nesse torneio. Hoje o ozeki foi jogado facilmente ao chão pelo colega e compatriota, o ozeki Kotoshogiku (11-4). A derrota eliminou qualquer chance do japonês reivindicar um desempate, caso Hakuho perdesse o combate para Harumafuji.

“Para ser honesto, ao vê-lo perder tirou um pouco da pressão de cima de mim”, disse Hakuho na coletiva à imprensa.

Kisenosato foi derrotado por Kotoshogiku (Foto: Yasuhiro Sugimoto / Asahi Shimbun)
Kisenosato foi derrotado por Kotoshogiku (Foto: Yasuhiro Sugimoto / Asahi Shimbun)

Mesmo com as duas derrotas sofridas na reta final, Kisenosato demonstrou um sumô impressionante no decorrer do torneio, exibindo uma grande evolução técnica, além de uma incrível confiança que o fez superior contra todos os adversários que derrotou.

Se tivesse conquistado o campeonato, Kisenosato teria sido o primeiro lutador japonês a conseguir essa honra em sete anos, portanto, ele sofreu muita pressão quanto a isto, pois todo o Japão descansou suas esperanças em seus ombros e, com certeza, continuarão depositando nos torneios seguintes.

Apesar de nunca ter conquistado um título, este excelente lutador ainda pode dar muitas alegrias ao seu país. Porém, pensar em uma promoção a yokozuna é um tanto prematuro, pois para alcançar este seleto posto, ele precisa vencer dois torneios consecutivos, e isso é uma tarefa extremamente rara e difícil.

Em outro duelo entre ozeki, o búlgaro Kotooshu conseguiu alcançar a sua oitava vitória e vai permanecer no posto. O instável búlgaro derrotou o ozeki Kakuryu, que havia figurado entre os invictos até ser derrotado por Hakuho no 12º dia. Depois disso, o ozeki da Mongólia perdeu todos os seus combates, e termina o torneio com um registro de 10-5.

O sekiwake Goeido venceu o maegashira nº8 Tokitenku (10-5) para obter a sua sétima vitória. O promissor japonês estava esperançoso de conseguir uma promoção a ozeki neste torneio, no entanto, seu desempenho, muito abaixo do esperado, deixou claro que o sekiwake estava fora de sua habitual forma. O péssimo registro de 7-8 poderá mandá-lo para um posto inferior no próximo torneio. Contudo, Goeido é um dos lutadores mais promissores entre os que estão nos degraus superiores e ainda tem um grande espaço para crescer.

Outro lutador considerado promissor é o japonês Okinoumi (4-11), mas que não foi bem em sua estreia no posto de Komusibi. Hoje ele arrancou uma vitória sobre o outro komusubi, Tochiozan (6-9) que também estreou no posto com um nível técnico muito abaixo de seu habitual. O fraco desempenho da dupla de Kumusubi certamente fará com que percam o posto. Contudo, ambos são excelentes e tem grandes chances de realizarem um ótimo torneio em Nagoya.

Alguns dos lutadores considerados “promissores” não foram bem neste torneio. Apesar do brasileiro Kaisei, que faz parte deste grupo promissor, ter conseguido um registro de oito vitórias, esperava-se mais do brasileiro – levando-se em conta que neste torneio ele enfrentou somente lutadores de escalão inferior, devido a ter sido rebaixado ao nível de maegashira nº 14 após os péssimos registros nos dois torneios anteriores.

Kaisei já figurou como maegashira nº1, além de já ter conquistado, por duas vezes, o prêmio por “espírito de luta”. Embora a sua participação neste torneio tenha sido burocrática, fazendo o suficiente para apenas manter-se na primeira divisão, ele demonstrou uma grande progressão técnica, o que deve levá-lo a um desempenho muito melhor em Nagoya.

Kaisei encerrou o torneio com uma derrota para o Sadanofuji (7-8), um maegashira de nº 8.

A associação Japonesa de Judô divulgou somente o vencedor do prêmio de melhor técnica, que foi conferido a Myogiryu (11-4).

 

Confira os resultados deste domingo (26), 15º dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR           *TÉCNICA        PERDEDOR
 Daikiho      3-12  yorikiri        +Asasekiryu   5-10
 Chiyootori   6-9   yorikiri        +Oiwato       8-7
 Wakanosato   6-9   yorikiri        Azumaryu      6-9
 Gagamaru    11-4   oshidashi       Chiyonokuni   9-6
 Ikioi        9-6   uwatedashinage  Shotenro      5-10
 Sadanofuji   7-8   yorikiri        Kaisei        8-7
 Jokoryu      4-11  yoritaoshi      Masunoyama    7-8
 Fujiazuma    8-7   oshidashi       Homarefuji    5-10
 Daido        8-7   yorikiri        Yoshikaze     7-8
 Toyohibiki   8-7   tsukiotoshi     Takayasu      8-7
 Kyokutenho   9-6   tsukiotoshi     Shohozan      8-7
 Takekaze     9-6   oshidashi       Toyonoshima   7-8
 Takarafuji   6-9   sukuinage       Aran          4-11
 Kitataiki    4-11  oshidashi       Tochinoshin   2-13
 Aminishiki   6-9   yorikiri        Aoiyama       5-10
 Myogiryu    11-4   yorikiri        Chiyotairyu  10-5
 Okinoumi     4-11  kotenage        Tochiozan     6-9
 Goeido       7-8   hatakikomi      Tokitenku    10-5
 Kotooshu     8-7   okuridashi      Kakuryu      10-5
 Kotoshogiku  11-4  yoritaoshi      Kisenosato   13-2
 HAKUHO       15-0  yorikiri        Harumafuji   11-4

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.

Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Exame confirma radiação de mais 30 pessoas em laboratório nuclear de Ibaraki

Next Article

Judô: Brasil conquista mais quatro medalhas e Japão mais uma no último dia do World Masters

Related Posts