Resultados do 13º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Kaisei sofreu a 5º derrota seguida, e Kisenosato viu mais distante suas chances ao título em Tóquio após ser derrotado por Goeido.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho venceu o compatriota mongol Kakuryu nesta sexta-feira (27), dando um grande passo em direção à conquista de seu quarto título consecutivo e o 27º da carreira.

 

Kisenosato perde no 13º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Sayuri Ide/ The Asahi Shimbun)
Kisenosato foi empurrado pelo sekiwake Goeido para fora do dohyo (Foto: Sayuri Ide/ The Asahi Shimbun)

 

Em um confronto acirrado, Hakuho resistiu a uma investida de perna de Kakuryu (9-4), para depois girar e segurar o cinto do ozeki pela parte de traz e empurrá-lo para fora do dohyo. Agora, faltando apenas dois dias para o término do torneio, o yokozuna acumula doze vitórias contra uma derrota e ainda coloca duas vitórias de vantagem para Kisenosato, o que significa que uma vitória manhã dará o título antecipado ao grande campeão.

Mesmo antes de Hakuho sair vitorioso de seu confronto, suas esperanças de conquistar o quarto torneio consecutivo aumentaram quando o ozeki Kisenosato perdeu seu confronto para Goeido.

Kisenosato viu suas esperanças de conquistar o título em Tóquio quando foi empurrado pelo sekiwake Goeido para fora do dohyo. O sekiwake melhorou sua participação para nove vitórias contra quatro derrotas, enquanto Kisenosato caiu para dez vitórias contra três derrotas.

Foi um grande revés para Kisenosato, que entrou na arena do Ryogoku Kokugikan reforçado por uma grande vitória sobre yokozuna Harumafuji no dia anterior, e estava à procura de ganhar seu primeiro título na Copa do Imperador. A esperança do ozeki em reascender a discussão sobre sua promoção a yokozuna também ficou mais distante.

Hakuho poderá alcançar seu 27º título se vencer o duelo de amanhã, quando enfrentará o ozeki Kisenosato que, por sua vez, precisa não só vencer o combate, mas também torcer por uma derrota de Hakuho no último dia de torneio, e assim ter o direito de reivindicar um desempate.

Em outras grandes lutas, o yokozuna Harumafuji foi entregue a sua quarta derrota, a segunda consecutiva, após ser içado pelo ozeki Kotoshogiku (8-5). Harumafuji caiu para 9-4, um péssimo registro para um lutador no posto mais alto do sumô, o que só aumentará o descontentamento da Associação Japonesa de Sumô.

Harumafuji terminou o torneio de Nagoya, em julho, com um resultado decepcionante de 10-5, o que atraiu críticas da hierarquia do sumô pelo resultado que foi considerado “inadequado para um yokozuna”.

O sekiwake Myogiryu melhorou sua participação para 6-7  após vencer Aoiyama, segundo classificado entre os maegashira, que caiu para a sua oitava derrota e não tem mais chances de terminar sua participação em Tóquio com um registro positivo

O komusubi Takayasu derrotou Toyohibiki, quarto entre os maegashira. Ambos os lutadores registram 5-8, e também não têm mais chances de terminarem o torneio com registros positivos.

Endo, 13º entre os maegashira e que ganhou o título da divisão Juryo (2º divisão do sumô) no torneio de Nagoya, foi jogado para no centro do anel pelo komusubi Tochiozan, caindo para 9-4. Tochiozan melhorou seu registro para 7-6, e precisa de apenas mais uma vitória para terminar o torneio positivamente.

O brasileiro sofreu a quinta derrota consecutiva. Dessa vez foi para Takekaze, 11º entre os maegashira, que conseguiu sua oitava vitória, o que lhe garante um registro positivo há dois dias para o término do torneio, enquanto Kaisei precisa vencer as duas lutas restantes para ter o direito de continuar como o quarto classificado entre os maegashira.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (27), 13º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Tamaasuka     5-8   yorikiri        Tokushoryu   5-8
 Kotoyuki      6-7   oshidashi       Wakanosato   2-11
 Gagamaru      6-7   hatakikomi      Tenkaiho     7-6
 Fujiazuma     4-9   oshidashi       Asahisho     3-8-2
 Tamawashi     8-5   oshidashi       Toyonoshima  7-6
 Masunoyama    7-6   oshidashi       Aran         3-10
 Kyokutenho    8-5   yorikiri        Sadanofuji   7-6
 Kitataiki     6-7   hatakikomi      Jokoryu      7-6
 Aminishiki    9-4   uwatedashinage  Homasho      8-5
 Tochinowaka   7-6   yorikiri        Tokitenku    5-8
 Takekaze      8-5   uchigake        Kaisei       6-7
 Takarafuji    3-10  yorikiri        Shotenro     5-8
 Chiyotairyu   5-8   oshidashi       Ikioi        4-9
 Okinoumi      7-6   yoritaoshi      Shohozan     6-7
 Takayasu      5-8   tsukiotoshi     Toyohibiki   5-8
 Tochiozan     7-6   sukuinage       Endo         9-4
 Myogiryu      6-7   oshidashi       Aoiyama      5-8
 Goeido        9-4   oshidashi       Kisenosato  10-3
 Kotoshogiku   8-5   yorikiri        Harumafuji   9-4
 Hakuho       12-1   oshidashi       Kakuryu      9-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão registra recorde em depósitos compulsórios

Next Article

Chinês "cultiva" nariz na testa após grave infeção

Related Posts