Resultados do 14º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

O brasileiro Kaisei conseguiu o milagre de derrotar o sekiwake Myogiryu, enquanto Hakuho foi o campeão do torneio após vencer Kisenosato.

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho deu o sangue neste sábado (28) para derrotar o ozeki Kisenosato e conquistar antecipadamente o Torneio de Sumô de Outono, o quarto torneio consecutivo e o 27º título da carreira, no penúltimo dia de competição no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho derrota Kisenosato no 14º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Kazuhiro Nagashima)
Hakuho e Kisenosato proporcionaram ao público um dos confrontos mais ferrenhos de todo o torneio (Foto: Kazuhiro Nagashima)

 

A luta mais esperada do dia foi, sem dúvidas, a mais acirrada de todas. Hakuho e Kisenosato proporcionaram ao público um dos confrontos mais ferrenhos de todo o torneio, no entanto, para a decepção do publico que lotou a arena do Ryogoku Kokugikan, o ozeki do Japão caiu aos pés do yokozuna da Mongólia.

Kisenosato perdeu para um ensanguentado Hakuho que sofreu um profundo corte sobre o olho esquerdo logo no face-off. Apesar de o juiz central ter dado a vitória para Hakuho, os juízes adjuntos, no entanto, se reuniram no centro do anel para decidirem se o golpe que levou Kisenosato ao chão poderia ter sido irregular. Mas, depois da reunião, foi confirmada a vitória de Hakuho que, por sua vez, conquistou o torneio com um dia de antecedência e agora figura como detentor de 27 títulos e um recorde de quatro torneios consecutivos.

Na luta final do dia, o yokozuna Harumafuji derrotou o ozeki Kakuryu para ficar com um registro de dez vitórias contra 4 derrotas, um registro ruim para um yokozuna. Kakuryu caiu para 9-5.

Harumafuji terminou sua participação no torneio de Nagoya, em julho, com dez vitórias contra cinco derrotas, o que levou a Associação Japonesa de sumô a duvidar sobre sua posição como yokozuna, já que no torneio anterior ao de Nagoya, Harumafuji também teve um desempenho ruim.

O ozeki Kotoshogiku conseguiu a nona vitória após jogar o experiente Aminishiki, quinto no ranking dos maegashira, no chão. Ambos os lutadores registram 9-5.

O penúltimo dia de torneio também foi bom para o sekiwake Goeido, que conquistou a décima vitória após empurrar o komusubi Takayasu para fora do anel. O komusubi sofreu a nona derrota e provavelmente perderá o posto.

O promissor Endo, 13º entre os maegashira, teve que se retirar do torneio depois de machucar o tornozelo esquerdo na luta do dia anterior, quando perdeu para Tokushoryu.

Endo, que conquistou o título da divisão Juryo (2ª divisão do sumô) em julho, estava fazendo uma bela estreia na divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô) e, mesmo se retirando, encerra sua participação em Tóquio com um registro positivo de 9-5. Endo entrou para a divisão principal depois de apenas três torneios desde sua estreia no sumô. É a ascensão mais rápida à primeira divisão desde o início da Era Showa (1926-1989).

O sétimo do ranking entre os maegashira, Toyonoshima, derrotou o komusubi Tochiozan para pegar sua oitava vitória contra seis derrotas. Tochiozan caiu para 7-7.

Após cinco derrotas seguidas, quatro contra lutadores de alto escalão, Kaisei ficou em uma posição extremamente difícil, precisando vencer os seus dois últimos confrontos para terminar sua participação em Tóquio com um registro positivo e manter-se entre os primeiros no ranking dos maegashira. Porém, seu confronto no penúltimo dia era contra nada menos que o excelente sekiwake Myogiryu.

Antes do embate, ambos os lutadores estavam na mesma situação, precisando vencer para lutar no último dia do torneio com chances de encerrar positivamente a participação em Tóquio.

Ninguém esperava uma vitória de Kaisei, pois além de ser um dos mais fortes e mais técnicos entre os lutadores do alto escalão do sumô, Myogiryu lutava para manter seu posto de sekiwake. O brasileiro, no entanto, surpreendeu a todos no Ryogoku Kokugikan depois de conduzir, com calma e habilmente, o sekiwake para fora do anel. Myogiryu registra agora 8-6, enquanto Kaisei está com 7-7.

Embora a contundente vitória tenha dado a Kaisei um fôlego de esperança em terminar o torneio positivamente, sua luta final será contra um oponente que derrotou o yokozuna Harumafuji e tirou as esperanças do Japão de ter um lutador campeão quando derrotou Kisenosato no 12º dia de torneio. Isso quer dizer que o brasileiro enfrentará nada menos do que o sekiwake Goeido, que acumula dez vitórias contra quatro derrotas.

 

Confira os resultados deste sábado (28), 14º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Homasho       9-5    yorikiri    Tamawashi    8-6
 Tochinowaka   8-6    yorikiri    Sadanofuji   7-7
 Tokushoryu    6-8    yorikiri    Tenkaiho     7-7
 Wakanosato    3-11   yorikiri    Shotenro     5-9
 Tamaasuka     6-8    yorikiri    Gagamaru     6-8
 Asahisho      4-8-2  oshidashi   Kotoyuki     6-8
 Fujiazuma     5-9    oshitaoshi  Masunoyama   7-7
 Jokoryu       8-6    yorikiri    Kyokutenho   8-6
 Takarafuji    4-10   oshidashi   Aran         3-11
 Chiyotairyu   6-8    oshidashi   Kitataiki    6-8
 Takekaze      9-5    sukuinage   Okinoumi     7-7
 Aoiyama       6-8    oshidashi   Tokitenku    5-9
 Shohozan      7-7    default     Endo         9-5
 Ikioi         5-9    kotenage    Toyohibiki   5-9
 Toyonoshima   8-6    yorikiri    Tochiozan    7-7
 Kaisei        7-7    yorikiri    Myogiryu     6-8
 Goeido       10-4    oshidashi   Takayasu     5-9
 Kotoshogiku   9-5    sukuinage   Aminishiki   9-5
 Hakuho       13-1    hatakikomi  Kisenosato  10-4
 Harumafuji   10-4    okuridashi  Kakuryu      9-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão diz que JR Hokkaido não apresenta novos problemas em ferrovias

Next Article

Premiê do Japão retorna a Tóquio depois de visitar Canadá e EUA

Related Posts