Fukushima aprova construção de instalação para armazenar lixo radioativo

Apesar da relutância de agricultores locais, as cidades de Futaba e Okuma abrigarão as instalações.

Do Mundo-Nipo

O governador de Fukushima, Yuhei Sato, decidiu aprovar um projeto de construção de instalações intermediários para abrigar lixo radioativo em duas cidades da província.

Sato transmitiu sua decisão em um encontro nesta segunda-feira com o ministro do Meio Ambiente, Nobuteru Ishihara, e o ministro da Reconstrução, Takumi Nemoto. A reunião também contou com a participação dos prefeitos de Futaba e Okuma, cidades próximas à danificada usina nuclear Fukushima Daiichi.

Apesar da aprovação, Sato disse que as instalações representarão um fardo pesado para as comunidades locais, mas decidiu aprovar porque que ele deseja restaurar o meio ambiente o mais rápido possível.

Entretanto, o governador exortou o governo central pela rápida aprovação da legislação que determina a remoção do lixo nuclear para fora da província de Fukushima dentro de 30 anos.

Os prefeitos de Futaba e Okuma pediram ao governo central que explique seu plano aos proprietários de terras, que estão relutantes em aceitar tais construções, o que, provavelmente, irá pesar negativamente nas exportações de seus produtos, que recentemente retomaram as vendas ao exterior após quase quatro anos de interrupção.

Os produtos de Fukushima foram embargados pelo temor da radiação após o acidente nuclear na província, em março de 2011.

(Com informações da NHK News e da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso..

Total
0
Shares
Previous Article

Japão fornecerá US$ 140 milhões à Índia para combater crise energética

Next Article

Exercício anual de simulação de terremotos é realizado em todo o Japão

Related Posts