Governo japonês anuncia plano para lidar com vazamento em Fukushima Daiichi

O governo japonês decidiu gastar fundos públicos de 47 bilhões de ienes para conter o acúmulo de água radioativa.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o ministro da Indústria, Toshimitsu Motegi , e outros membros da força-tarefa dedicada a crise nuclear no país, aprovaram um plano básico  para lidar com o vazamento de água contamina em Fukushima Daiichi, durante uma reunião nesta terça-feira.

 

Tanques de armazenamento de Fukushima Daiichi. Um dos tanques apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)
Tanques de armazenamento de Fukushima Daiichi. Um dos tanques apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)

 

O governo japonês decidiu gastar fundos públicos de 47 bilhões de ienes (cerca de 470 milhões de dólares) para conter o acúmulo de água radioativa na usina nuclear de Fukushima. Desse valor, 210 milhões de dólares serão financiados com fundos de reserva do orçamento fiscal de 2013.

O dinheiro será usado para congelar solo, criando uma parede subterrânea em torno das quatro reatores danificados.

O objetivo é evitar que as água subterrânea escoe completamente e tornar-se radioativa.

O dinheiro também será usado para descontaminação da água radioativa.

O Secretário Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, vai dirigir um novo painel ministerial para tratar da questão da água radioativa.

Duas instâncias de contato serão criadas para os funcionários poderem coordenar com os trabalhadores da usina e os funcionários na sede da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, que opera a usina.

Abe disse que as medidas destinam-se a alcançar uma solução fundamental para o problema e que o governo vai trabalhar de forma coordenada.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão apoia EUA sobre conflito na Síria

Next Article

Um dos dois únicos reatores nucleares em operação no Japão é paralisado

Related Posts