Um dos dois únicos reatores nucleares em operação no Japão é paralisado

A Kepco, operadora da usina de Oi, anunciou ter desligado, na madrugada desta terça-feira, um dos dois últimos reatores em funcionamento no Japão.

Do Mundo-Nipo

Usina Nuclear de Oi (Foto: WIkimedia Commons)
A paralisação destina-se a facilitar que a usina de Oi se prepare para as inspeções obrigatórias (Foto: WIkimedia Commons)

A Companhia de Energia Elétrica de Kansai (Kepco, na sigla em inglês), operadora da única usina nuclear em operação no Japão, anunciou ter desligado, na madrugada desta terça-feira (3), um dos dois últimos reatores em funcionamento no país, informou a imprensa japonesa.

À 1h de terça-feira, o reator 3 foi desligado na usina nuclear de Oi, enquanto o reator 4, por sua vez, está previsto para ser desligado no dia 15 de setembro, fazendo com que o Japão fique sem nenhum reator nuclear em operação pela primeira vez em 14 meses.

A paralisação destina-se a facilitar que a operadora se prepare para as inspeções obrigatórias depois de 13 meses de inspeção contínua.

A Kepco recebeu o apoio da Agência Reguladora Nuclear do Japão (NRA, na sigla em inglês). O órgão declarou que existe uma falha tectônica “ativa” sob a usina nuclear de Oi. Mas, segundo a Agência, a falha, no entanto, não se moveu recentemente e nem deve se mover futuramente.

As companhias de energia elétrica estão proibidas de operarem instalações nucleares construídas sobre falhas tectônicas ativas.

A unidade 3 foi reiniciada em 1º de julho de 2012. Foi a primeira reativação real desde o acidente em Fukushima, em março de 2011, enquanto a unidade 4 foi reativada em parte no dia 19 de julho de 2012. Depois de parado o reator 4, o Japão ficará de novo totalmente privado de energia nuclear.

Todas as usinas tiveram suas atividades progressivamente suspensas por precaução após o acidente nuclear na usina Fukushima Daiichi, provocado pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março de 2011.

 

Veja mais notícias sobre Meio ambiente e Energia, clique em mundo-nipo.com/variedades/curiosidadesSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Governo japonês anuncia plano para lidar com vazamento em Fukushima Daiichi

Next Article

Premiê do Japão vai tomar decisão sobre aumento de imposto de consumo em outubro

Related Posts