Japonesa Kyocera anuncia construção de maior central solar flutuante do mundo

Os trabalhos de construção começam neste mês, na província de Hyogo.

Do Mundo-Nipo com Agências

A companhia Kyocera anunciou nesta quinta-feira (4) a construção da maior central solar flutuante do mundo. Em comunicado, a fabricante de sistemas fotovoltaicos informou que a central já começará a ser construída neste mês, na província de Hyogo, oeste do Japão, e a exploração terá início em abril de 2015.

Os painéis serão instalados em dois reservatórios de água na cidade de Kato, e terão uma capacidade total de 2,9 megawatts divididos entre um sistema com uma potência de 1,7 MW, “o mais importante do planeta”, e outra de 1,2 MW.

O objetivo é gerar 3.300 megawatts/hora por ano, a eletricidade necessária para alimentar 920 casas. A construção de centrais solares flutuantes tenta responder à falta de terrenos compatíveis, um problema que limita as possibilidades de instalação de grandes centrais no arquipélago.

Por sua vez, os tanques são abundantes no país, alega a Kyocera, que espera alcançar uma potência instalada de 60 MW até março de 2015, com ao menos trinta usinas flutuantes.

O grupo criou em 2012 uma empresa conjunta com a Century Tokyo Leasing para construir e explorar centrais solares no Japão.

Desde que este projeto começou, já foram construídos 28 parques solares de diferentes tipos, 11 dos quais já estão ativos.

Desde o acidente nuclear de Fukushima, em março de 2011, que significou a parada dos reatores do país (que produziam mais de um quarto da eletricidade), o Japão tenta promover as energias renováveis, embora sem renunciar à energia nuclear.

(Com informações das agências AFP e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Nissan anuncia recall de 55 mil veículos no Japão

Next Article

Japão e Brasil estão entre os 10 países com o maior número de suicídios, diz a OMS

Related Posts