Alerta de erupção de vulcão perto de Tóquio é elevado para nível 2

O Monte Hakone pode registrar uma pequena erupção que afetaria vale de Owakudani, que rebe cerca de 20 milhões de visitantes ao ano.

Do Mundo-Nipo com Agências

O nível de alerta para a atividade vulcânica do Monte Hakone, a cerca de 80 quilômetros ao sudoeste de Tóquio, foi elevado para 2 nesta quarta-feira (6), diante dos indícios de que pode haver uma pequena erupção em conseqüência do aumento de tremores em áreas próximas, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

O alerta, que possui cinco níveis, subiu do 1, que denota falta de atividade, ao 2, que aconselha não se aproximar da cratera nem das áreas anexas consideradas de risco, informou o órgão.

A agência destacou que o vulcão pode registrar uma pequena erupção que afetaria o vale de Owakudani, uma conhecida região de balneários da cidade de Hakone, e advertiu também para o perigo de desprendimentos e da possibilidade de nuvens de cinzas emitidas pelo vulcão.

Desde 26 de abril a atividade sísmica aumentou em toda a região em torno do Monte Hakone, área muito popular para o turismo de balneário e o montanhismo, que atrai anualmente cerca de 20 milhões de visitantes, incluindo estrangeiros.

Todos os tremores se originaram na área de Owakudani, que ontem registrou outros três pequenos terremotos, além de um aumento dos gases emitidos nas fendas exteriores do vulcão, que são indicativos de um possível aumento da atividade vulcânica, destacou a agência.

O órgão começou a informar de maneira mais meticulosa sobre qualquer mudança na atividade dos vulcões do país depois de a erupção do Monte Ontake, no centro do Japão, em setembro, provocar a morte de mais de 60 montanhistas que estavam aos seus pés no momento da erupção. O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico, e possui 110 vulcões ativos.

(Com informações das agências EFE e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão sobe 61 posições em ranking global de felicidade

Next Article

Resultados da 10ª rodada do Campeonato Japonês 2015

Related Posts