Autoridade de Regulação Nuclear do Japão critica informações fornecidas pela Tepco

Tanaka disse que a informação dada pela Tepco sobre o nível de contaminação radioativa em Fukushima Daiichi foi “cientificamente inaceitável”.

Do Mundo-Nipo

O presidente da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (ARN), Shunichi Tanaka, criticou na quinta-feira (05) a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) por sua incapacidade de explicar adequadamente os problemas na usina Fukushima Daiichi.

 

Tanques de armazenamento de Fukushima Daiichi. Um dos tanques apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)
Tanques de armazenamento de Fukushima Daiichi. Um dos tanques apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)

 

Tanaka disse que a informação dada pela Tepco sobre o nível de contaminação radioativa na usina foi “cientificamente inaceitável”.

Ele também criticou a cobertura da mídia em  uma série de vazamentos de água radioativa, dizendo que os relatórios estavam dando uma falsa impressão de gravidade.

O comentário de Tanaka ocorreu após a Tepco anunciar a detecção de 2.200 millisieverts por hora em um local da usina.

“O que a Tepco está falando é do nível de contaminação”, disse Tanaka . “Descrevendo-o com  ‘millisieverts por hora’, a unidade é cientificamente inaceitável”, completou.

“É como descrever o quanto pesa algo usando centímetros”, disse ele , acrescentando que a unidade “becquerel ” era mais apropriado .

A Tepco confirmou que uma leitura de 2.200 millisieverts por hora seria suficiente para matar uma pessoa em questão de horas.

Mas especialistas salientam que esta leitura é feita muito próxima da fonte da radiação e cai drasticamente, para 40 millisieverts por hora, apenas 50 centímetros de distância.

” Devemos evitar a situação em que o Japão recebe críticas do exterior por causa de informações erradas “, disse Tanaka a repórteres.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Moradores de Fukushima criticam chefe do Comitê Olímpico de Tóquio

Next Article

Maestro Seiji Ozawa realiza performance conjunta com a pianista Junko Onishi

Related Posts