Cerca de 300 toneladas de água radioativa podem vazar de Fukushima para o oceano

Pelo menos 300 toneladas de água radioativa subterrânea podem fluir da usina nuclear Fukushima Daiichi para o Oceano Pacífico.

Do Mundo-Nipo

Usina de Fukushima (Foto: Wikimedia Commons)
Usina Fukushima 1 (Foto: Wikimedia Commons)

Pelo menos 300 toneladas de água radioativa subterrânea podem fluir da usina nuclear Fukushima Daiichi para o Oceano Pacífico, informou o governo japonês nesta quarta-feira, embora tenha reconhecido que o aumento nos níveis de radiação tenham sido observadas apenas em zonas marítimas próximas ao local.

Como a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) continua lidando com o acúmulo de água radioativa na usina, o secretário chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, disse que o governo precisa intervir e ajudar financeiramente a operadora para congelar o solo em torno dos prédios dos reatores e evitar maior acúmulo de água contaminada.

“Não há precedente no mundo para criar uma parede de água de blindagem com o solo congelado em uma escala tão grande (como planejado agora na usina de Fukushima). Para construir isso, eu acho que o Estado tem de avançar mais um passo para apoiar a sua realização “, disse o porta-voz do governo em uma conferência de imprensa.

Nesta quarta-feira, pesquisadores da Universidade do Instituto de Ciência Industrial de Tóquio informaram que os níveis de concentração de uma substância radioativa é muito elevado no fundo do mar perto da usina de Fukushima Daiichi.

Eles passaram um ano, concluído em julho,  medindo os níveis de concentração de césio radioativo 137 na lama no fundo do mar por 400 quilômetros da província de Fukushima.

As informações são da agência Kyodo.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambienteSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Quatro navios da Guarda Costeira da China invadem águas japonesas

Next Article

Japonês cria obra de arte em um dos prédios substitutos das Torres Gêmeas

Related Posts