Aumenta pressão de gases emitidos por vulcão perto de Tóquio

Especialistas descobriram novos locais onde os vapores estão sendo expelidos vigorosamente no vale Owakudani.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

As atividades vulcânicas no Monte Hakone, na província de Kanagawa, a cerca de 80 quilômetros ao sudoeste de Tóquio, prosseguem de forma intensa, com aumento na pressão dos gases expelidos em várias localidades do vale Owakudani, uma área muito popular para o turismo e na qual está localizado o vulcão.

Na sexta-feira (9), uma equipe de pesquisa da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) observou novos locais com atividade de gases. Segundo eles, vapores estão sendo expelidos vigorosamente de uma instalação de águas térmicas no vale Owakudani, a uma altitude de 1.040 metros. Além disso, houve um aumento dos gases emitidos nas fendas exteriores do vulcão, no cume do Monte Hakone.

Na quarta-feira (6), a agência elevou o nível de alerta para a atividade vulcânica do Monte Hakone. O alerta, que possui cinco níveis, subiu do 1, que denota falta de atividade, para 2, que aconselha não se aproximar da cratera nem das áreas anexas consideradas de risco.

A agência destacou que o vulcão pode registrar uma pequena erupção que afetaria o vale de Owakudani, advertindo ainda para o perigo de desprendimentos e da possibilidade de nuvens de cinzas emitidas pelo vulcão.

As autoridades de Hakone emitiram, além disso, uma ordem de evacuação em um raio de 300 metros ao redor de Owakudani. Também fecharam parcialmente uma estrada que leva à região e suspenderam uma parte do serviço teleférico.

Desde 26 de abril a atividade sísmica aumentou em toda a região em torno do Monte Hakone, área muito popular para o turismo de balneário e montanhismo, que atrai anualmente cerca de 20 milhões de visitantes, incluindo estrangeiros.

Na última terça-feira, o número de terremotos vulcânicos subiu para 116, o mais alto registrado em um único dia, indicou a agência.

Todos os tremores se originaram na área de Owakudani, que ontem registrou um aumento dos gases emitidos nas fendas exteriores do vulcão, conforme alertou hoje a JMA, indicando um possível aumento da atividade vulcânica.

O órgão começou a informar de maneira mais meticulosa sobre qualquer mudança na atividade dos vulcões do país depois de a erupção do Monte Ontake, no centro do Japão, em setembro, provocar a morte de mais de 60 montanhistas que estavam aos seus pés no momento da erupção.

O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico, e possui 110 vulcões ativos.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Estreia hoje no Brasil o primeiro filme de Masakazu Sugita

Next Article

Resultados do 1º dia do Torneio de Sumô de Verão 2015

Related Posts