Descoberta causa de vazamento de água radioativa em Fukushima

A operadora disse que o vazamento foi causado por lacunas criadas em placas de aço.

Do Mundo-Nipo

Tanque de armazenamento de água radioativa em Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)
Tanques de armazenamento de água de Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) declarou  nesta quarta-feira que descobriu o motivo pelo qual a água radioativa armazenada em um tanque na usina Fukushima Daiichi, localizada no nordeste do Japão, apresentou vazamento em agosto.

A operadora disse que o vazamento foi causado por lacunas criadas em placas de aço, que ocorreram na parte inferior do tanque.

No acidente de agosto, mais de 300 toneladas de água radioativa vazaram do tanque, sendo que parte acredita-se ter fluído para o Oceano Pacífico.

Funcionários da Tepco disseram que encontraram corrosão em torno das aberturas, com 1 a 2 centímetros de comprimento e 3 milímetros de largura cada uma.

A usina nuclear Fukushima Daiichi tem 300 tanques de armazenamento de água contaminada. A Tepco pretende substituir os tanques com chapas parafusadas por chapas de aço soldadas, para evitar novos acidentes.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão ocupa topo na 1ª pesquisa da OCDE sobre competência de adultos

Next Article

ASEAN promete avançar negociações com a China sobre código de conduta

Related Posts