Nova elevação do nível de radiação é detectada na água de Fukushima Daiichi

Foram detectados 3.200 becquerels de estrôncio e outras substâncias radioativas em cada litro de água coletada.

Do Mundo-Nipo

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) informou nesta terça-feira que observou mais um aumento no nível de radiação perto de um tanque de armazenamento na usina nuclear Fukushima Daiichi.

 

Usina Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)
Cerca de 300 toneladas de água altamente radioativa vazaram do tanque de armazenamento e parte chegou  ao oceano. (Foto: Kyodo)

 

Foram detectados 3.200 becquerels de estrôncio e outras substâncias radioativas em cada litro de água coletada no domingo (08) de um poço localizado a 20 metros ao norte do tanque de onde vazou água.

“Agora parece mais provável que a água radioativa que vazou dos tanques na usina tenham se misturado com a água subterrânea”, declarou a Tepco.

O nível de contaminação excede muito o limite estabelecido governo de apenas 10 becquerels de estrôncio por litro de água potável e 100 becquerel por quilo de alimento. De acordo com especialistas, se ingerido, o estrôncio se acumula nos ossos e pode causar câncer.

O nível de radiação detectado é 5 vezes mais alto do que o registrado em amostra coletada na última quarta-feira (04) de um poço ao sul do tanque.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Oito navios da China invadem águas do Japão

Next Article

Japão vai adiar descontaminação de cidades próximas de Fukushima

Related Posts