Japão e Índia concordam em acelerar negociações para cooperação nuclear

O Japão expressou sua vontade de aumentar a exportação de tecnologia nuclear para a Índia.

Do Mundo-Nipo

Manmohan Singh e Shinzo Abe durante a reunião em Tóquio (Foto: Kyodo)
Manmohan Singh e Shinzo Abe durante uma reunião em Tóquio (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o premiê indiano Manmohan Singh concordaram nesta quinta-feira (10) em acelerar as negociações para concluir um acordo bilateral de cooperação nuclear.

Durante o encontro à margem da reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Brunei, o Japão expressou sua vontade de aumentar a exportação de tecnologia nuclear para  a Índia.

Como a Índia não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, antes da exportação de tecnologia nuclear do Japão, um pacto de cooperação nuclear civil deve ser criado entre as duas nações, estabelecendo um quadro legal para o uso pacífico da tecnologia atômica.

Quando Abe e Singh se reuniram em maio, eles concordaram em retomar as negociações bilaterais sobre o acordo de cooperação nuclear que haviam sido interrompidas na sequência d a crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi em 2011.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Coreia do Norte marca 68º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores

Next Article

"Galaxy Round" primeiro smartphone com tela curva é lançado na Coreia do Sul

Related Posts