Água radioativa de Fukushima pode estar vazando para o mar através de um túnel

A Tepco está solidificando o solo para impedir o vazamento, mas admitiu nesta quarta-feira que a medida não funcionou até agora.

Do Mundo-Nipo

A Agência de Energia Atômica do Japão (AEAJ) informou nesta quarta-feira (11) que a água radioativa subterrânea de Fukushima Daiichi provavelmente ainda está fluindo para o mar.

 

Tanques de armazenamento de Fukushima Daiichi. Um dos tanques apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)
Um dos tanques de armazenamento da usina apresentou um vazamento de 300 toneladas de água radioativa. (Foto: Tepco)

 

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), que opera a usina, admitiu em o vazamento em maio, após a detecção de alta radioatividade em alguns dos poços entre os prédios dos reatores e o mar. Desde então, as medidas tomadas pela Tepco para parar o vazamento  têm tio pouco efeito.

O pesquisador chefe da AEAJ, Seiji Takeda, disse que os níveis de trítio radioativo em amostras de água de poços e do mar nas proximidades sugerem que água subterrânea é a culpada.

Takeda disse que o trítio se move com a água e pode ser usado para rastrear o fluxo.

Ele observou que as amostras de água colhidas dos poços próximos ao mar e ao reator número 2 estão mostrando altos níveis de trítio em comparação com poços em áreas próximas. As cavidades estão perto de um túnel subterrâneo também entre a instalação do reator e o mar.

Por estes motivos, Takeda sugere que o túnel é uma das principais fontes de água contaminada e que a água flui rapidamente para o mar através de pedrinhas no interior do mesmo.

A Tepco está solidificando o solo para impedir o vazamento, mas admitiu nesta quarta-feira que a medida não funcionou até agora.

As informações são da rede NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Custos com saúde no Japão atinge alta recorde de 38,4 trilhões de ienes

Next Article

Japão está alerta para ataques cibernéticos planejados por hacker chineses

Related Posts