Parque eólico flutuante inicia operação na costa de Fukushima

O parque começou a operar nesta segunda-feira no mar próximo à cidade de Naraha, onde já está gerando 2.000 kW de energia.

Do Mundo-Nipo

Um parque eólico flutuante, que é parte de um projeto da Universidade de Tóquio em parceria com dez empresas do Japão, começou a operar nesta segunda-feira (11) no mar próximo à costa da província de Fukushima, onde já está gerando 2.000 kW de energia elétrica, conduzido através de um sistema de cabos e redes subaquáticos para a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco).

 

Parque eólico flutuante de Fukushima (Foto: Kyodo)
Deverão ser instaladas mais duas turbinas, cada uma com capacidade para gerar até 7.000 quilowatts de energia (Foto: Kyodo)

 

O projeto, intitulado ‘Floating Offshore Wind Farm’, é financiado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria e em que participam empresas como Mitsubishi, Hitachi, entre outras grandes do Japão.

O consórcio pretende instalar mais duas turbinas no parque eólico até março de 2015, cada uma terá capacidade para gerar até 7.000 kW de “energia limpa”.

A turbina, equipada com pás de 80 metros de comprimento, está operando no mar a cerca de 20 quilômetros da cidade de Naraha, onde se localiza a central de Fukushima Daini, atualmente paralisada como as demais centrais nucleares do Japão.

O governo japonês tem procurado diversificar as fontes energéticas, sobretudo depois de o acidente nuclear na central de Fukushima Daiichi, causado pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março de 2011.

Devido à catástrofe, o Japão mantém paralisados os seus 54 reatores, dos quais obtinha cerca de 30% de sua energia.

As informações são da agência Kyodo. Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Cervejaria japonesa projeta máquina capaz de servir seis chopes simultaneamente

Next Article

Nissan anuncia lançamento de Skyline híbrido para fevereiro no Japão

Related Posts