Japão criará fusão nuclear controlada para lidar com futuros desastres

Uma equipe de cientistas nucleares do Japão pretende criar um derretimento controlado de um reator nuclear.

Do Mundo-Nipo

(Foto: Tepco)
(Foto: Tepco)

Uma equipe de cientistas nucleares do Japão pretende criar um derretimento controlado de um reator nuclear, como forma de tentar aprender a lidar com futuros desastres como o de Fukushima.

A Agência de Energia Atômica do Japão declarou que está trabalhando em projeto usando uma versão em escala reduzida de um reator e que irá criar deliberadamente um mau funcionamento no mesmo em um centro de pesquisa em Ibaraki, ao norte de Tóquio.

“Queremos estudar exatamente como os colapsos acontecem e aplicar o que vamos aprender para ajudar a melhorar as formas de lidar com acidentes graves no futuro “, disse um porta-voz da agência de engenharia apoiada pelo governo.

O projeto de fusão, que começará em algum momento no ano fiscal de 2014, vai usar uma pequena haste de combustível que passará por um processo de fissão muito rápido, disse o porta-voz.

Ele informou que tal experimento será o primeiro a ser realizado pela agência, apesar de projetos similares serem feitos em grandes nações com poder atômico, como Estados Unidos e França.

O Japão vem enfrentando uma de suas maiores crises desde que um terremoto de 9 graus de magnitude causou um grande tsunami, gerando um colapso na usina Fukushima Daiichi, em 2011.

As informações são da agência AFP.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão vai incluir ilhas disputadas como seu território em livros didáticos

Next Article

Nintendo 3DS vende mais de 11,5 milhões de unidades em 2013 nos EUA

Related Posts