Mais de mil litros de água radioativa transborda de tanque em Fukushima

A água altamente contaminada transbordou para dentro de uma das instalações do sistema de tratamento.

Do Mundo-Nipo

Água radioativa transborda de tanque em Fukushima (Imagem: Reprodução/NHK)
Água transbordou para dentro de uma das instalações de sistema de tratamento (Imagem: Reprodução/NHK)

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco, na sigla em inglês), informou que “outro problema ocorreu em um dos sistemas usados para descontaminar a água altamente radioativa na usina nuclear Fukushima Daiichi”.  De acordo com a operadora, a água usada para lavar equipamentos contaminados transbordou de uma instalação de armazenamento nesta quarta-feira (16).

Funcionários da danificada usina descobriram o problema durante a lavagem de um tanque usado para filtrar substâncias radioativas da água. O tanque está em uma das três linhas distintas do Sistema de Processamento de Líquidos Avançado (ALPS, na sigla em inglês).

Mais de 1.000 litros de água contaminada transbordaram e agora estão dentro de uma barreira no interior de uma instalação da ALPS. Segundo a Tepco, essa água contém 3,8 milhões de becquerels de materiais emissores de raios beta, como estrôncio, e 6.700 becquerel de césio 137.

“Nenhum dos funcionários foram expostos à radiação durante o incidente”, declarou a operadora, acrescentando que agora está investigando a causa do acidente.

Apenas uma entre as três linhas da unidade de descontaminação está operando devidamente. Isso porque uma falha, ocorrida no mês passado, fez com que o desempenho do sistema em duas unidades caísse drasticamente.

O sistema ALPS é a principal instalação do complexo usado para descontaminar a água, podendo remover quase todas as substâncias radioativas. Operações de teste começaram no ano passado, e seu uso pleno estava programado para começar este mês.

(Do Mundo-Nipo com informações da NHK News e da Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em forte alta de 3,62%

Next Article

Ministro da Pesca do Japão quer continuar caça de baleias no Pacífico

Related Posts