Terremoto moderado abala duas províncias no nordeste do Japão

Este é o terceiro tremor com magnitude acima de 4 que ocorre em menos de uma semana no nordeste japonês.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 4,4 foi registrado na região de Tohoku (nordeste do Japão), na manhã deste domingo (17), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami. Autoridades locais informaram também que não há relatos de vítimas ou danos a edificações.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu por volta das 06h41 locais de domingo (18h41 de sábado no horário de Brasília), com epicentro registrado no leste da província de Iwate, a uma profundidade de 20 quilômetros.

O abalo também foi sentindo intensamente em Aomori, província vizinha de Iwate, e atingiu intensidade máxima de 3 graus (nível moderado) na escala japonesa, que vai até 7. A agência alertou para a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Este é o terceiro tremor com magnitude acima de 4 que ocorre em menos de uma semana na região nordeste do país. Na sexta-feira, a província de Fukushima foi abalada por um tremor de 5,1 graus. Dois dias antes, um terremoto com magnitude 6,6 graus foi registrado na costa da província Miyagi. O tremor provocou interrupções na linha de trem-bala (shinkansen), que foi temporariamente paralisada por medidas de segurança. Além disso, houve corte no fornecimento de energia e de água em um bairro de Kesennuma, em Miyagi.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Visite o site oficial da Agência Meteorológica do Japão e confira as áreas mais afetadas pelo terremoto em Iwate.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do 7º dia do Torneio de Sumô de Verão 2015

Next Article

Resultados do 8º dia do Torneio de Sumô de Verão 2015

Related Posts