Protocolo de Nagoya começa a vigorar em outubro

O protocolo foi adotado durante uma conferência da ONU sobre biodiversidade realizada em Nagoya.

Do Mundo-Nipo

Um tratado internacional que regula o acesso a recursos genéticos passará a vigorar em outubro. Trata-se do Protocolo de Nagoya, que foi adotado durante uma conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade realizada em Nagoya, em 2010. Ele estabelece regras sobre a repartição de benefícios econômicos derivados de medicamentos e outros produtos entre os países em desenvolvimento, que fornecem plantas e animais, e as nações industrializadas, que fazem uso de recursos genéticos.

 

Biodiversidade (Imagem: Edição MN)
O Japão presidiu a conferência de 2010 e detém a enorme responsabilidade de apoiar o tratado (Imagem: Edição MN)

 

Até o dia 14 de julho, segunda-feira, 50 países havia assinado o protocolo, permitindo que o mesmo passe a vigorar em 90 dias, durante uma conferência da ONU a ser realizada em 12 de outubro, na África do Sul.

O Japão ainda não aderiu ao tratado devido à demora nos procedimentos domésticos para checar quais empresas privadas estão adquirindo os recursos apropriadamente.

Segundo o ministro do Meio Ambiente Nobuteru Ishihara, o Japão presidiu a conferência de 2010 e detém a enorme responsabilidade de apoiar o tratado.

Ishihara afirmou que escritórios governamentais concernentes têm realizado várias discussões sobre o tema. Desse modo, o ministro tentará fazer com que o Protocolo de Nagoya seja acatado o quanto antes, e introduzir um sistema para fazer com que ele passe a vigorar até o próximo ano.

(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão quer continuar participando do projeto da Estação Espacial até 2024

Next Article

Premiê japonês pede investigação sobre queda de avião na Ucrânia

Related Posts