Japão e Índia devem retomar acordo de cooperação nuclear

As discussões foram suspensas após o acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi.

Do Mundo-Nipo

O Japão e a Índia deverão chegar a um acordo na reunião de cúpula que será realizada este mês para retomar as negociações de cooperação nuclear.

As discussões foram suspensas após o acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi.

As indústrias de energia nuclear do Japão pretendem investir cerca de 9 trilhões de ienes na Índia, que deve construir 18 reatores nucleares até 2020.

O primeiro-ministro Shinzo Abe e  o premiês indiano, Manmohan Singh, se reunirão durante a visita de Singh ao Japão do dia 27 a 30 de maio.

Os dois líderes devem confirmar a retomada das negociações de um pacto de cooperação nuclear.

A Índia não é signatária do Tratado de Não Proliferação Nuclear, o que fez o Japão anteriormente repensar sobre a assinatura do acordo de cooperação nuclear. No entanto, o governo indiano informou que vai parar voluntariamente seus testes nucleares e assinar um acordo que dará a Agência Internacional de Energia Atômica acesso a alguns de seus reatores.

Em resposta à crescente demanda por energia, a Índia pretende aumentar sua capacidade de produção de energia nuclear em mais de 11 vezes, para 47 milhões de quilowatts até 2050.

A corrida para construir novos reatores apresenta uma oportunidade atraente para as companhias japonesas Toshiba, Hitachi e Mitsubishi Heavy Industries, bem como para a Japan Steel Works,  principal fornecedora mundial de materiais ​​para vasos de pressão.

As informações são do jornal econômico Nikkei.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Lista dos confrontos para o 9º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão 2013

Next Article

Animais ameaçados de extinção reaparecem após forte neve em Hokkaido

Related Posts