Detectados 50 casos de câncer de tireoide em crianças de Fukushima

Além dos casos diagnosticados, outros 39 menores de idade apresentam sintomas da doença.

Do Mundo-Nipo

O governo de Fukushima confirmou em um novo relatório que 50 crianças na província do nordeste do Japão estão sofrendo de câncer de tireoide. O relatório, divulgado na ultima segunda-feira, foi compilado por um comitê de especialistas encarregado de examinar os resultados de exames médicos dos moradores de Fukushima.

Além dos casos de câncer de tireoide já diagnosticados, o relatório também mostrou que outros 39 menores de idade na província apresentaram sintomas da doença.

O número é superior ao apresentado em novembro de 2013, quando o estudo detectou até 26 casos de crianças diagnosticadas com a doença e outros 32 suspeitos de padecê-la.

Depois de estudar os dados fornecidos até agora, incluindo os novos números de câncer, o comitê disse que é difícil afirmar que estes casos estão ligados à catástrofe nuclear desencadeada pela usina Fukushima Daiichi, visto que o câncer papilar da tireoide se desenvolve com “grande lentidão”.

O iodo radioativo tende a se acumular nas glândulas tireoides, causando câncer. E afeta especialmente crianças pequenas.

O número de crianças afetadas por câncer de tireoide entre os 10 e 14 anos em Fukushima é consideravelmente maior que o da média do país, embora estes dados não sejam facilmente comparáveis porque não foi feito nenhum estudo tão exaustivo em outras áreas do Japão.

O programa de exame médico em Fukushima abrange cerca de 370 mil moradores. Destes, cerca de 80% já realizaram os testes regulares.

Fontes: Jiji Press e ANNnewsCH.

 

Veja no vídeo abaixo a matéria da ANNnewsCH (em japonês)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,49%

Next Article

Toshiba recebe US$ 464 mi em pedidos de peças para reator termonuclear na França

Related Posts